A nova sede do Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, foi inaugurada no passado dia 19 de outubro, no Centro Cultural La Llanterna, na cidade de Escaldes-Engordany.
O presidente do Grupo, José Luís Carvalho, dirigiu-se a todos os presentes agradecendo a presença de tão ilustres convidados do Principado de Andorra, assim como membros da comunidade portuguesa, além do deputado Paulo Pisco; do cônsul-geral de Portugal em Andorra, Duarte Pinto da Rocha; e do conselheiro das Comunidades Portuguesas, Rui Fernandes. Dirigiu ainda palavras à presidente da Câmara d’Escaldes-Engordany, Rosa Gili, pela cedência das instalações e por confiar no projeto cultural e na trajetória do Grupo de Folclore Casa de Portugal. Por sua vez, Rosa Gili afirmou ser “um orgulho para o município de Escaldes-Engordany ceder as instalações” e que era uma alegria “ver a sala repleta de pessoas num ambiente de confraternização” e acrescentando que “a comunidade portuguesa ajudou a construir a Andorra da atualidade”.
A ministra da Cultura e Desporto do Principado, Monica Bonell, também interveio agradecendo “a grande atividade cultural” realizada pelo Grupo”.
Já o deputado Paulo Pisco reconheceu a amizade que o liga ao Grupo, por “defender, e tão bem, a portugalidade e ser um digno embaixador de Portugal no Principado”.
Para terminar o momento institucional o cônsul-geral, Duarte Pinto da Rocha, felicitou o Grupo pela tarefa de divulgação da cultura portuguesa e pelo “grande diálogo e trabalho conjunto que há entre os dois países”.
A atividade cultural do Grupo de Folclore Casa de Portugal prossegue já este fim de semana, de 25 a 27 de outubro, com a participação na 45.ª edição da Feira d’Andorra la Vella, que irá decorrer na cidade de Andorra-la-Vella, capital do Principado de Andorra.