16.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
InícioComunidadesLisboa Marvila “freguesia do desporto com ética” sob a égide do arcuense...

Lisboa Marvila “freguesia do desporto com ética” sob a égide do arcuense Joaquim Cerqueira de Brito

Date:

Relacionadas

Olho de Lince Mário Soares – 100 anos!

Conheci Mário Soares no Brasil, onde, nas suas idas...
spot_imgspot_img

A freguesia de Marvila (Lisboa) é conhecida pelo seu dinamismo na área do desporto, apresentando um programa diversificado de atividades ao longo do ano, e para esse lado desportivo vibrante tem sido determinante o trabalho incansável do arcuense Joaquim Cerqueira de Brito (natural de São Jorge), membro do executivo da Junta de Marvila, onde é titular dos pelouros do Desporto e da Cultura, além de substituir o presidente, José António Videira, nas ausências deste. 

Com um cartaz desportivo preenchido, a comunidade tem participado cada vez mais em jornadas vocacionadas para o bem-estar, com muita atividade física e desporto para todas as idades, entre atletismo (e caminhada), ciclismo, natação, ginástica, futsal, BTT, entre outras modalidades. Exemplo disso foi a iniciativa “Bora Mexer” (da GEBALIS), em parceria com o Record “Move Portugal”, em que a Junta de Marvila proporcionou duas manhãs (29 e 30 de junho) de festa, onde reinou a boa disposição, de braço dado com o desporto. 

Além disso, Marvila já recebeu este ano (1 e 2 de junho) o Portugal Sports Summit, “o maior encontro desportivo nacional”, com 18 preletores, 160 participantes, de mais de trinta modalidades diferentes, provando, se dúvidas houvesse, que Marvila é a “freguesia do desporto”, com enfoque na “inclusão”, na “ética” e nos “valores do desporto para todos”. 

Consequência disso, a Junta de Freguesia de Marvila foi distinguida com a Bandeira da Ética e certificação do pelouro do Desporto, a primeira freguesia a nível nacional a ser certificada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). A bandeira foi entregue pela diretora geral da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques, e pelo coordenador nacional do PNED, José Lima. 

 

“Junta de Marvila é um minimunicípio”

Não é por acaso que o autarca Joaquim Cerqueira de Brito, que também preside à Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa, compara a Junta de Marvila a um “minimunicípio”. “É uma freguesia muito grande (nasce junto ao Relógio e vai até ao Tejo) e está em franca expansão – desde 1990 que Marvila deu um grande ‘salto’ e continua em constante evolução, basta ver o parque habitacional que se está a erguer junto ao Poço do Bispo (perto do Tejo)”, disse o autarca em entrevista recente ao NA

Marvila tem ainda a peculiaridade de ser uma freguesia “multicultural, é a única em Lisboa que tem duas bandas filarmónicas (uma juvenil e outra sénior), três grupos de teatro, quatro casas regionais ali sediadas e duas escolas de fado”.

A comunidade arcuense por terras de Marvila já não é tão numerosa como aquela que em tempos existiu, mas ainda há “muitos conterrâneos comerciantes” nesta freguesia com cerca de 40 mil habitantes, quase o dobro da população fixa de Arcos de Valdevez.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes