9 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioComunidadesLisboa Marvila “freguesia do desporto com ética” sob a égide do arcuense...

Lisboa Marvila “freguesia do desporto com ética” sob a égide do arcuense Joaquim Cerqueira de Brito

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

A freguesia de Marvila (Lisboa) é conhecida pelo seu dinamismo na área do desporto, apresentando um programa diversificado de atividades ao longo do ano, e para esse lado desportivo vibrante tem sido determinante o trabalho incansável do arcuense Joaquim Cerqueira de Brito (natural de São Jorge), membro do executivo da Junta de Marvila, onde é titular dos pelouros do Desporto e da Cultura, além de substituir o presidente, José António Videira, nas ausências deste. 

Com um cartaz desportivo preenchido, a comunidade tem participado cada vez mais em jornadas vocacionadas para o bem-estar, com muita atividade física e desporto para todas as idades, entre atletismo (e caminhada), ciclismo, natação, ginástica, futsal, BTT, entre outras modalidades. Exemplo disso foi a iniciativa “Bora Mexer” (da GEBALIS), em parceria com o Record “Move Portugal”, em que a Junta de Marvila proporcionou duas manhãs (29 e 30 de junho) de festa, onde reinou a boa disposição, de braço dado com o desporto. 

Além disso, Marvila já recebeu este ano (1 e 2 de junho) o Portugal Sports Summit, “o maior encontro desportivo nacional”, com 18 preletores, 160 participantes, de mais de trinta modalidades diferentes, provando, se dúvidas houvesse, que Marvila é a “freguesia do desporto”, com enfoque na “inclusão”, na “ética” e nos “valores do desporto para todos”. 

Consequência disso, a Junta de Freguesia de Marvila foi distinguida com a Bandeira da Ética e certificação do pelouro do Desporto, a primeira freguesia a nível nacional a ser certificada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). A bandeira foi entregue pela diretora geral da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques, e pelo coordenador nacional do PNED, José Lima. 

 

“Junta de Marvila é um minimunicípio”

Não é por acaso que o autarca Joaquim Cerqueira de Brito, que também preside à Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa, compara a Junta de Marvila a um “minimunicípio”. “É uma freguesia muito grande (nasce junto ao Relógio e vai até ao Tejo) e está em franca expansão – desde 1990 que Marvila deu um grande ‘salto’ e continua em constante evolução, basta ver o parque habitacional que se está a erguer junto ao Poço do Bispo (perto do Tejo)”, disse o autarca em entrevista recente ao NA

Marvila tem ainda a peculiaridade de ser uma freguesia “multicultural, é a única em Lisboa que tem duas bandas filarmónicas (uma juvenil e outra sénior), três grupos de teatro, quatro casas regionais ali sediadas e duas escolas de fado”.

A comunidade arcuense por terras de Marvila já não é tão numerosa como aquela que em tempos existiu, mas ainda há “muitos conterrâneos comerciantes” nesta freguesia com cerca de 40 mil habitantes, quase o dobro da população fixa de Arcos de Valdevez.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes