10.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
InícioComunidadesNova juíza municipal em Newark tem raízes arcuenses

Nova juíza municipal em Newark tem raízes arcuenses

Date:

Relacionadas

Olho de Lince Mário Soares – 100 anos!

Conheci Mário Soares no Brasil, onde, nas suas idas...
spot_imgspot_img

A arcuense Marina Veloso, de 32 anos, é a nova juíza municipal nomeada ao serviço de Newark, a maior cidade do Estado de Nova Jérsia. A sua nomeação, por proposta do vereador Michael Silva, do Bairro Leste, foi aprovada por unanimidade no passado dia 10 de abril. A nova juíza substitui Ana Esteves, que subiu ao Tribunal Superior de Nova Jérsia por determinação do Governador Phil Murphy, e é agora um dos 13 juízes no ativo na cidade de Newark.

Em entrevista ao jornal Luso-Americano, Marina Veloso diz que vai ainda determinar a data e o local para a cerimónia de tomada de posse, que espera ser no Ironbound ou perto. 

“Agradeço a Marina Veloso pela sua disponibilidade para servir e ao presidente do Conselho Municipal [LaMonica R. McIver] por ter atendido ao meu pedido de nomear uma luso-americana altamente qualificada, para o tribunal municipal”, disse o vereador Michael Silva. “Considero importante que todos os aspetos da nossa sociedade estejam representados a todos os níveis do sistema judicial. Continuarei a trabalhar para que a voz da nossa comunidade seja ouvida a todos os níveis de governo!”

Marina Veloso vai ser a sétima figura judicial de origem portuguesa no estado de Nova Jérsia, juntando-se a Ana Paula Esteves (juíza do Tribunal Superior), Alberto Santos (juiz do Tribunal Superior), Arthur J. Batista (juiz do Tribunal Superior), António Inácio (juiz municipal em Clark, Scotch Plains e Garwood), Júbilo Afonso (juiz municipal em Elizabeth) e Suzette Cavadas (juíza municipal em Union).

Marina Veloso é um produto do Ironbound: nasceu no hospital St. James, filha de pai natural de Arcos de Valdevez; a mãe nasceu em França, filha de emigrantes de Viseu. Frequentou a Wilson Avenue Elementary School e logo depois o Liceu East Side, optando depois pela Faculdade de Direito da Rutgers University em Newark para se tornar advogada.

“Os meus pais ficaram muito entusiasmados quando souberam da minha nomeação. Ficaram muito orgulhosos e estão quase nas nuvens!”, conta a juíza nomeada Marina Veloso.

Ainda a viver no Ironbound, a juíza alto-minhota começou carreira a secretariar um juiz do condado de Hudson, em questões cíveis, o que fez durante um ano; entra posteriormente para o setor privado, a trabalhar na área de questões de família, mas, em 2021, passou a procuradora de justiça em Newark, o que fez até a sua nomeação para o cargo de juíza.

“A minha função era representar o estado e a cidade de Newark em casos de violência doméstica, infrações de trânsito e outros delitos, por forma a que se fizesse justiça tanto para a cidade como para a sociedade civil”, explica.

A futura magistrada considera que o facto de dominar “o português e o espanhol tem sido de vital importância para a minha carreira, sobretudo numa zona urbana diversificada como a de Newark”, diz.

Quando puser a toga, Marina Veloso espera “ser justa e sempre neutra, ouvir atentamente os dois lados e certificar-me de que, ao final de cada caso, seja sempre feita justiça”.

Termina falando da sua ligação a Portugal, que reconhece ser próxima. “Vou quase todos os anos lá de férias, onde os meus pais ainda têm casa e nós muitos familiares”, sublinha.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes