10.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
InícioComunidadesPopulação andorrana “saboreia” a portugalidade

População andorrana “saboreia” a portugalidade

Date:

Relacionadas

Homenagem ao Dr. António Cacho

Estamos hoje na Igreja da Misericórdia, para prestar...

Olegário Gonçalves reconduzido à frente da Comissão Política Distrital do PSD

Olegário Gonçalves renovou o mandato como presidente da Comissão...

Olho de Lince Concelho mais pobre Em teu lençol rendado, todo...

Avaliação positiva” do primeiro Orçamento Participativo Municipal

Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM)...
spot_imgspot_img

A 44.ª edição da Feira de Andorra la Vella realizou-se de 27 a 29 de outubro e encerrou com um balanço muito positivo de vendas e de visitantes, mais de 70 mil. Formada por 187 expositores, durante os três dias de Feira o Grupo de Folclore Casa de Portugal (GFCP) marcou presença pelo 13.º ano consecutivo, excetuando o interregno de 2020 devido à crise pandémica. 

Uma participação que superou todas as expetativas quanto aos produtos expostos assim como ao volume de vendas, que tem vindo a aumentar ano após ano. No stand do GFCP, os visitantes degustaram produtos elaborados pelos elementos da coletividade como bolinhos e pataniscas de bacalhau, rissóis, bifanas e moelas. Os mais gulosos puderam saborear os pastéis de Belém, rabanadas e bolos caseiros. Os sabores lusitanos estiveram também presentes através do azeite transmontano, os enchidos minhotos e a broa de milho e centeio, assim como o vinho verde. 

Nesta edição, o GFCP surpreendeu a organização e o público com a decoração do stand dedicado ao azulejo português, integrando também imagens sobre a última exposição fotográfica, as quais fazem referência a “ir lavar a roupa”.

A cultura popular portuguesa subiu ao palco com a atuação do GFCP que apresentou danças do seu repertório e onde as cantigas da região do Alto Minho se fizeram ouvir pelo imenso público que assistiu ao evento. Também o Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho se fez sobressair com as danças e a vivacidade do trajar.

Entretanto, o GFCP inaugurou no passado dia 8 de novembro a exposição itinerante “Integrados”, desta vez na Paróquia de Encamp. A cerimónia de apresentação do trabalho do Grupo, integrando o traje português nos espaços emblemáticos do Principado, decorreu na sala de exposições da Câmara Municipal (Comú) de Encamp e estará patente até 1 de dezembro.

José Luís Carvalho

Diretor artístico do Grupo de Folclore Casa de Portugal

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes