O Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque, num esforço contínuo de ficar cada vez mais próximo da comunidade portuguesa, levou a efeito, nos últimos 12 meses, 24 Permanências Consulares – uma média de duas por mês, com visitas mais frequentes ao Estado de Connecticut. As referidas permanências decorreram no período de setembro de 2022 e agosto deste ano.
Segundo contou ao jornal Luso-Americano a cônsul-geral Luísa Pais Lowe, as iniciativas abrangeram nove associações luso-americanas em quatro condados nova-iorquinos e num bairro da zona metropolitana. Mas chegaram ainda ao Consulado Honorário de Naugatuck, no Estado de Connecticut, e ao de San Juan, no território de Porto Rico (duas áreas geográficas sob jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque).
As 24 Permanências Consulares chegaram a 904 utentes, num total de cerca de mil atos consulares.
Passe de viagem para os cidadãos norte-americanos visitarem a Europa
Os cidadãos dos Estados Unidos da América vão precisar de um passe de viagem para visitar certas zonas da Europa, incluindo Portugal, a partir do próximo ano. A nova autorização, conhecida como Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, entrará em vigor em 2024. Uma vez implementado no ano que vem, o novo passe será exigido a visitantes de países europeus.