6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioConcelhoEstudantes de Arquitetura frequentam curso de verão

Estudantes de Arquitetura frequentam curso de verão

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Os abrigos de montanha instalados no recinto do santuário de Nossa Senhora da Peneda estão a acolher, desde o passado dia 8 e até ao próximo dia 21 de julho, cerca de trinta estudantes de vários países, que estão a participar numa escola de verão sobre arquitetura tradicional. A parte teórica do curso é ministrada nas instalações daquele Monumento Nacional (esta classificação data de outubro de 2023). 

Segundo o arquiteto Fernando Barros (do Vale), em representação da delegação portuguesa da Rede Internacional de Construção, Arquitetura e Urbanismo Tradicional (INTBAU), o curso visa possibilitar aos estudantes de arquitetura “um local em meio rural onde têm acesso, nas proximidades, a uma série de aldeias e pequenos aglomerados que podem ser casos de estudo interessantes”.

A escola de verão é monitorizada por professores de várias escolas de arquitetura de Portugal, Espanha e Estados Unidos. No roteiro dos estudantes estão as brandas de São Bento do Cando, Alhal e Busgalinhas, na Gavieira, além de visitas à sede do concelho, à vila de Soajo e às freguesias de Sistelo (Igreja e Padrão) e Ermelo (Igreja e Vilarinho de Souto), entre outras localidades. 

A escola de verão é organizada pela Fundação Culturas de Edifícios Tradicionais, em parecia com as delegações portuguesa e espanhola da INTBAU, uma rede internacional dedicada ao estudo, divulgação e promoção da arquitetura e urbanismo tradicional, estando representada em mais de quarenta países, fruto da articulação com diversas instituições.

No final do curso, que conta com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, os estudantes vão apresentar “uma proposta de projeto académico para um dos locais que tiverem estudado”.

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes