7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioCulturaRomaria de S. Bento do Cando em vias de classificação

Romaria de S. Bento do Cando em vias de classificação

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O Instituto do Património Cultural (IPP) iniciou, no passado dia 23 de setembro, a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a romaria de S. Bento do Cando (branda da Gavieira). 

Segundo o anúncio da abertura do procedimento, publicado no Diário da República, o IPP decide sobre o pedido de inventariação no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública.

A romaria remonta, segundo as informações mais seguras, ao século XVII (a capela foi mandada construir em 1651) e realiza-se em três momentos anuais. O primeiro celebra-se a 21 de março, dia em que se lembra a morte de S. Bento; o segundo tem início no dia 3 de julho, com a celebração da novena em honra de S. Bento do Cando, que termina a 11, dia principal da romaria, em que há celebração da eucaristia, sermão e procissão.

Um terceiro momento festivo foi introduzido em 1997, no dia 10 de agosto, justificado pela forte emigração destas terras, dando oportunidade aos emigrantes de viverem a festa e rezarem a S. Bento do Cando.

Além do concelho de Arcos de Valdevez, os romeiros de S. Bento do Cando são, essencialmente, as pessoas vindas dos concelhos vizinhos de Melgaço e Monção.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes