5.1 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioDemografiaCIM Alto Minho promove plano para integração da população (i)migrante

CIM Alto Minho promove plano para integração da população (i)migrante

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

A exemplo do que acontece noutras regiões, a população imigrante no Alto Minho tem vindo a aumentar progressivamente e em 2022 residiam no distrito de Viana 7505 indivíduos de outras nacionalidades. Para promover o seu melhor acolhimento e integração, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho viu aprovada, no ano findo, uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), corporizada no projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho.

“Não podemos ignorar que há cada vez mais cidadãos estrangeiros a escolher o nosso país para viver, trabalhar ou estudar e é nosso dever criar as melhores condições para facilitar a sua integração na sociedade. Cabe-nos perceber as dinâmicas internacionais nesta matéria e ter uma atitude proativa e que responda aos desafios que esta situação acarreta”, salienta o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista.

O projeto AMAM tem como objetivo a promoção de diversas iniciativas que facilitem a inclusão de estrangeiros residentes no Alto Minho, nomeadamente através de workshops, sessões participativas, fóruns-debate em contexto escolar, oficinas, exposições, programas temáticos de rádio, um documentário e um congresso internacional para a igualdade e interculturalidade, entre outras ações. 

A CIM Alto Minho tem vindo nos últimos anos a desenvolver vários projetos com vista à inclusão dos migrantes, como é o caso do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – “Alto Minho School 4All”, o projeto “Alto Minho + Inclusivo” ou o projeto “Cultura para Todos”.

Segundo a vereadora Emília Cerdeira, “ao abrigo do projeto AMAM, já foram feitas várias interações com a CIM Alto Minho e, neste momento, existem vários programas em curso. Nós temos o nosso gabinete de acolhimento aos emigrantes, imigrantes e migrantes, sendo que esse acompanhamento vai sendo feito quer de forma administrativa quer de uma forma socioeducativa através do esclarecimento de dúvidas”.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes