Estádio da Coutada. Árbitro: Rui Lima.
Atlético – João Correia, Rafa Gomes, Miranda, Gabriel, Zé Nando, Alsan, Yuky, Flávio, Ivan e Erick. Jogaram ainda: Hélder Feijó, Nelson Ventura, Dani e Diego.
Treinadores: Fernando Rego (principal); Tiago Bonera e Daniel Marinho (adjuntos).
Marcadores: Ivan, Flávio e Erick.
Com uma multidão a apoiar, o jogo começou da pior forma para os da casa. Ainda só estavam decorridos três minutos e já os visitantes se adiantavam, de penálti, no marcador.
O Atlético reagiu e chegou à igualdade, ao minuto 27, por intermédio de Ivan, antes de Flávio rematar para o segundo, ao minuto 31. Foi uma explosão de alegria…
Mas, ao minuto, 41, o Atlético sofreu um rude golpe, com a expulsão do central Rafa, por duplo amarelo, deixando a sua equipa reduzida a dez unidades, num jogo em que todos eram importantes.
No recomeço, os da casa entraram determinados em voltar a marcar e Erick, aos 59 minutos, num momento de magia, ainda do seu meio-campo, vendo o adiantamento do guarda-redes adversário, atirou certeiro, levando a bola a embater na barra e a ressaltar para dentro da baliza. Nova explosão de alegria que seria repetida quando, por agressão a um jogador da casa, os barquenses ficaram também reduzidos a dez unidades.
Depois foi esperar pelo apito final, que serviria para todos os adeptos exteriorizarem a sua alegria. Terminados os festejos no relvado, os “heróis” da subida percorreram, em autocarro panorâmico, as principais artérias da vila, sob uma chuva de aplausos.
No meio dos festejos, estalejaram foguetes e abriram-se garrafas de champanhe…
“Esta conquista é fruto do trabalho árduo”
“Com orgulho e determinação, o Atlético dos Arcos conquistou o título de campeão distrital. […] Esta conquista é fruto do trabalho árduo, dedicação e paixão de todos os nossos jogadores, equipa técnica, dirigentes e colaboradores. Mas também não podemos esquecer o papel fundamental dos nossos incansáveis adeptos”, sublinhou a Direção do Atlético dos Arcos.
A equipa arcuense está, assim, de regresso ao Campeonato de Portugal.