No feriado municipal de 11 de Julho, foi inaugurado o Complexo Desportivo de Ténis e Padel, sediado nas imediações das Piscinas Municipais (em Giela). O novo equipamento alberga dois courts de ténis e três campos de padel cobertos, com relva sintética de última geração.
Com este investimento, no valor de 670 mil euros, o Município aumenta a oferta desportiva e de lazer do concelho, para residentes e visitantes. O novo equipamento está integrado na terceira fase da zona desportiva municipal, da qual também faz parte a expansão de mais 25 mil metros quadrados de área desportiva e de recreio. O acesso aos campos é feito através de um passeio pedonal que liga o arruamento da Lamela ao arruamento do complexo das Piscinas municipais.
Entretanto, a Câmara, reunida no passado dia 6 de julho, aprovou uma proposta remetida pelos serviços contendo um conjunto de normas provisórias de utilização do recinto, prevendo regras sobre a forma de funcionamento, o tipo de equipamento a utilizar (sapatilhas, calção, t-shirt), o modo como se fazem as reservas, o preçário, o seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, entre outros aspetos. O presente projeto de Regulamento está em consulta pública, pelo prazo de trinta dias, para efeitos de recolha de contributos.
Os interessados encontram numa aplicação conectada ao serviço de pagamento IfthenPay a forma mais simples e rápida para reservar e pagar o uso dos campos de padel e dos courts de ténis, mas a efetivação de reservas, até sete dias antes da utilização do respetivo equipamento, também pode ser efetuada nos serviços de receção das Piscinas Municipais.
Segundo o preçário definido, a utilização do campo de ténis acarreta um custo de 4 euros (por hora) entre as 9.00 e as 17.00, de segunda a sexta-feira, mas, se a reserva for feita para o horário das 17.00 às 23.00, o preço ascende a seis euros (o mesmo custo é aplicado aos sábados e domingos, entre as 9.00 e as 23.00). Já a utilização do campo de padel (quatro praticantes) implica um gasto de 12 euros (por hora e meia) entre as 9.00 e as 17.00. Em horário noturno, a despesa eleva-se a 20 euros (tal como nos fins de semana, das 9.00 às 23.00).
“Entendemos que são preços ajustados à nossa realidade. Estão abaixo dos que estão a ser praticados a nível regional, até para incentivar nos Arcos o acesso às referidas modalidades”, justifica David Pereira, técnico municipal ligado ao Serviço de Desporto, Juventude e Associativismo.
O Regulamento a aprovar contempla “especificidades para o caso de serem fundados clubes ou escolas de ténis ou de padel no concelho”.
A.F.B.