A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de Paçô, vai alienar o lote (edifício, pátio e espaço adjacente) à empresa LIADTEC – Lithium Advenced Technology por 2,5 milhões de euros. O grupo investidor, sediado em Santo Tirso, detém capital português, alemão e espanhol, e dedica-se ao fabrico de sistemas de armazenamento energético para domicílios, unidades industriais e instituições de cariz social, com recurso a tecnologia eficiente, centrada nas energias renováveis e no lítio.
O Município arcuense não manifestou interesse em exercer o direito de preferência sobre o edificado (e respetivo terreno) da ACCO Brands e também não mostrou oposição à transação do imóvel, tendo ainda dado anuência à proposta de mudança de atividade, ficando a LIADTEC com a obrigação de cumprir as regras urbanísticas de licenciamento estipuladas pelo Município, assim como com os procedimentos de exploração da atividade que o Governo Central define e a quem cabe igualmente dar “luz verde” em relação às questões ambientais.
Depois da ACCO Brands, dedicada aos sistemas de encadernação industrial, o futuro do lote está reservado ao grupo LIADTEC que irá “desenvolver atividade relacionada com a montagem de equipamentos elétricos, com incorporação de LED, baterias e materiais associados às energias renováveis”.
“É uma grande oportunidade, eventualmente alguns dos antigos trabalhadores da ACCO Brands, com experiência na montagem de peças e na área de maquinação, poderão ser contratados”, admite o edil João Manuel Esteves. Por sua vez, o líder da oposição, João Braga Simões, considera que a unidade “pode trazer mais-valias para o concelho, pois é uma área industrial com futuro”.
O grupo LIADTEC deverá empregar, numa primeira fase, “vinte e tal trabalhadores”, segundo fonte do executivo municipal.