Início Educação Biblioteca da Escola Básica de Sabadim foi renovada e ampliada

Biblioteca da Escola Básica de Sabadim foi renovada e ampliada

0
17

A Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim) renovou a sua biblioteca, fruto de uma candidatura bem-sucedida à Rede de Bibliotecas Escolares. O processo submetido pela professora bibliotecária, Margarida Dias, e que emparceirou a Direção do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV), a coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Viana do Castelo, Carla Gandra, o Município de Arcos de Valdevez e a Associação de Pais e Encarregados de Educação, visou modernizar e requalificar este espaço central da escola para apoiar o ensino e o desenvolvimento psicossocial dos alunos.

Os trabalhos de renovação englobaram a ampliação do espaço (ao qual também foi acrescentado o corredor com uma estante de “Novidades” e várias mesas para leitura); a instalação de mobiliário novo ou recuperado (sofás estofados de novo), adaptado às necessidades dos alunos; a substituição da alcatifa; o apetrechamento do espaço com uma smart TV; a renovação das cores (predominam o verde, o azul e o branco); a implementação de uma infraestrutura de rede atualizada; e a incorporação de um espaço de arquivo. Estes melhoramentos conferem à biblioteca um ambiente mais acolhedor, funcional e tecnologicamente preparado para os desafios do ensino atual. 

Ao valor adstrito à candidatura (6 mil euros), foram adicionados auxílios provenientes do orçamento do AEV (2500 euros), do Município (mil euros) e da Associação de Pais do AEV (montante não revelado). “Os contributos dos vários parceiros foram muito positivos para a requalificação da biblioteca, que tem uma missão primordial, promover o processo de ensino-aprendizagem, facultando apoio aos alunos e à comunidade educativa”, disse a diretora do AEV, Anabela Araújo, acrescentando que “uma biblioteca, mais do que um espaço onde estão livros, é um espaço onde se criam dinâmicas de aprendizagem, onde as literacias são diversificadas e aprimoradas, da leitura ao digital, do pensamento matemático ao computacional”. 

Graças a este esforço conjunto, a biblioteca da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão passou a oferecer aos seus alunos um espaço moderno e adaptado às novas exigências pedagógicas, fomentando o sucesso educativo e o gosto pela leitura, numa atmosfera propícia ao estudo, à criatividade e à “partilha de histórias”, tal como reafirmou o aluno Dinis.

Na visita à biblioteca renovada, o grupo de convidados foi prendado com três momentos culturais: a musicação do poema “Verdes são os campos”, de Luís de Camões; uma coreografia associada ao tema “Ponto de Luz”, de Sara Tavares (cantora luso-cabo-verdiana já falecida), pelos alunos oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa; e a leitura da primeira estrofe de Os Lusíadas, por uma assistente operacional de nacionalidade moçambicana, estes dois últimos atos felizes momentos de inclusão. 

Coordenada pela professora Augusta Gabriel, a Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão é frequentada por 275 alunos, do pré-escolar ao 9.º ano. 

A.F.B.

Citações

“Biblioteca está com uma cara muito mais bonita

“Hoje [28 de outubro] é um dia muito especial para quem trabalha na escola de Sabadim, para o Agrupamento e para o concelho de Arcos de Valdevez. A biblioteca está com uma cara muito mais bonita”. 

Margarida Dias, professora bibliotecária 

“Biblioteca é o centro de uma escola”

“A requalificação da biblioteca é o resultado de uma candidatura elaborado pela professora bibliotecária, Margarida Dias, à qual eu dei o meu aval, assim como o Conselho Pedagógico, e que contou com o apoio da coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Carla Gandra. A biblioteca é sempre o centro de uma escola que, depois, vai ramificando os seus braços pelo resto dos espaços”. 

Anabela Araújo, diretora do AEV

“Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual”

“Cito uma coleção de postais da Rede de Bibliotecas Escolares para salientar as frases que são essenciais para este espaço renovado: ‘Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual; lá dentro está o mundo todo e quando se vê o mundo todo fica-se sempre diferente’. Uma biblioteca só faz sentido se for usada em prol da leitura e das literacias nos seus mais variadíssimos formatos”.

Carla Gandra, coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares

“500 anos do nascimento de Camões”

“Vamos comemorar em 2024/2025 os 500 anos do nascimento de Camões. O verso camoniano ‘Verdes são os campos, de cor de limão” é o mote que serve para enquadrar a reformulação do projeto de escola, que tem na biblioteca um polo central”. 

Augusta Gabriel, coordenadora da Escola Básica de Sabadim

“Leituras preparam crianças para a vida”

“A biblioteca é um ótimo escape. Quanto mais leituras e conhecimentos as nossas crianças tiverem, mais bem preparadas estão para a vida”.

Emília Cerdeira, vereadora da Educação