O novo ano letivo na EPRALIMA começa esta sexta-feira, 15 de setembro, com a receção aos alunos do 10.º ano na escola sede (Arcos de Valdevez) às 9h30, no polo de Ponte da Barca às 11h30 e no de Ponte de Lima às 14h30.
A boa-nova diz respeito à “abertura dos cursos de Técnico de Contabilidade e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos” no âmbito do novo Centro Tecnológico Especializado de Informática. “É algo que nos motiva especialmente pela inovação (pedagógica e tecnológica) que será aportada tanto a estes cursos em particular como à comunidade educativa em geral”, diz a presidente da Direção Pedagógica.
Efetivamente, os alunos passarão a fruir, não se sabe quando, de espaços e equipamentos com tecnologia de ponta, ao abrigo do Investimento RE-C06-i01 – Modernização da oferta das instituições de ensino e da formação profissional do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 1 013 153,97 euros.
Segundo os indicadores disponibilizados a este jornal pela diretora pedagógica, “o número de alunos continua estável, uma vez que abrimos o mesmo número de turmas dos anos anteriores (seis no total), duas em cada escola”, salienta Cândida Silva.
Os alunos estrangeiros “correspondem a 10% da totalidade da comunidade escolar”. O contingente internacional é oriundo de países como Venezuela, Brasil, Polónia, República Dominicana, Espanha, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Entretanto, a EPRALIMA foi distinguida como o selo de conformidade atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. A certificação da qualidade da oferta de educação e formação profissional tem a validade de três anos.