Teve início no passado dia 4 de janeiro o programa “Heróis da Fruta”, considerado o maior projeto de educação para a saúde em Portugal, o qual mobiliza quatro instituições de Arcos de Valdevez, sendo que, do distrito de Viana do Castelo, estão empenhadas quarenta escolas. No total nacional (incluindo Açores e Madeira), são 1105 instituições de ensino a participar na 13.ª edição da iniciativa, abrangendo 3522 turmas.
No concelho de Arcos de Valdevez, são aderentes ao projeto “Heróis da Fruta” o Centro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim), o Centro Escolar Prof. António Melo Machado (vila de Arcos de Valdevez), a Escola Básica Padre Himalaya (Távora) e o Jardim-de-Infância Cerqueira Gomes da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.
Esta iniciativa, lançada em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), visa aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas. Neste sentido, os alunos das turmas inscritas são incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do referido projeto, que faculta gratuitamente às instituições de ensino materiais educativos produzidos por um grupo de “personagens-modelo”. Estes ganham “superpoderes” quando fazem uma alimentação baseada em “superalimentos” (frutas e vegetais), combinando técnicas de educação não-formal.
Segundo dados revelados pela APCOI, “na última década, mais de 500 mil alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto ‘Heróis da Fruta’, com resultados cientificamente comprovados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”.
A partir dos indicadores apurados, conclui-se que “40% das crianças que participaram pela primeira vez atingem o consumo das porções diárias, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, de frutas e legumes, em apenas cinco semanas. Após dez semanas, essa percentagem aumenta para 60%”.
Já as escolas que “repetem o programa no ano letivo seguinte alcançam mais de 90% do grupo/turma em apenas duas semanas, incluindo alunos que não tinham adotado essa rotina de alimentação saudável no primeiro ano”.
A 13.ª edição da iniciativa “Heróis da Fruta” emparceira diversas instituições, nomeadamente o apoio solidário de Supermercados Aldi.