9 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioEducaçãoProjeto “Heróis da Fruta” mobiliza quatro instituições de Arcos de Valdevez

Projeto “Heróis da Fruta” mobiliza quatro instituições de Arcos de Valdevez

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Teve início no passado dia 4 de janeiro o programa “Heróis da Fruta”, considerado o maior projeto de educação para a saúde em Portugal, o qual mobiliza quatro instituições de Arcos de Valdevez, sendo que, do distrito de Viana do Castelo, estão empenhadas quarenta escolas. No total nacional (incluindo Açores e Madeira), são 1105 instituições de ensino a participar na 13.ª edição da iniciativa, abrangendo 3522 turmas. 

No concelho de Arcos de Valdevez, são aderentes ao projeto “Heróis da Fruta” o Centro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim), o Centro Escolar Prof. António Melo Machado (vila de Arcos de Valdevez), a Escola Básica Padre Himalaya (Távora) e o Jardim-de-Infância Cerqueira Gomes da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

Esta iniciativa, lançada em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), visa aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas. Neste sentido, os alunos das turmas inscritas são incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do referido projeto, que faculta gratuitamente às instituições de ensino materiais educativos produzidos por um grupo de “personagens-modelo”. Estes ganham “superpoderes” quando fazem uma alimentação baseada em “superalimentos” (frutas e vegetais), combinando técnicas de educação não-formal.

Segundo dados revelados pela APCOI, “na última década, mais de 500 mil alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto ‘Heróis da Fruta’, com resultados cientificamente comprovados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”. 

A partir dos indicadores apurados, conclui-se que “40% das crianças que participaram pela primeira vez atingem o consumo das porções diárias, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, de frutas e legumes, em apenas cinco semanas. Após dez semanas, essa percentagem aumenta para 60%”.

Já as escolas que “repetem o programa no ano letivo seguinte alcançam mais de 90% do grupo/turma em apenas duas semanas, incluindo alunos que não tinham adotado essa rotina de alimentação saudável no primeiro ano”. 

A 13.ª edição da iniciativa “Heróis da Fruta” emparceira diversas instituições, nomeadamente o apoio solidário de Supermercados Aldi. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes