O cartaz das grandes peregrinações marianas tem na romaria de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira), que se realiza de 31 de agosto a 8 de setembro, um elemento de referência no Alto Minho.
O programa litúrgico oferece em sete dias consecutivos a procissão com o Rosário de Vésperas, com os fiéis a percorrem as capelas da escadaria do santuário (de 31 de agosto a 6 de setembro), assim como o Hino Akathistos em honra da Virgem, Mãe de Deus, e Beijo da Imagem no dia 6, a procissão de velas no dia 7 e a Festa da Natividade de Maria (eucaristia e procissão) no dia 8.
Do ponto de vista da animação, subirão a primeiro plano o espetáculo a protagonizar por Augusto Canário no dia 4 de setembro e as rusgas, as concertinas e os cantares ao desafio no dia 6. Novidade este ano é o Peneda Jovem, no dia 5 de setembro, sob dinamização de um grupo de jovens minhotos e galegos.
“Caminho do Côto carece de obras”
A queixa não é nova, mas Maria dos Anjos Cerqueira denuncia carências na rede viária de Rouças, onde há caminhos em “muito mau estado”.
“O Caminho do Côto, por exemplo, não é intervencionado há mais de dez anos. O mesmo serve, pelo menos, cinco casas. É urgente fazer trabalhos de beneficiação neste caminho”, alerta a residente.
“A população só reivindica um caminho condigno (calçada à portuguesa) para as casas, é um direito que nos assiste”, conclui Maria dos Anjos Cerqueira.
Interpelado por este jornal, o presidente da Junta de Freguesia da Gavieira mostra abertura para beneficiar o acesso. “Queremos fazer obras nesse caminho estreito, apelo às pessoas que façam cedências para alargarmos o acesso, só assim teremos um caminho pedonal substancialmente melhorado”, ressalva Américo do Pio.