Celebrou-se, de 13 a 15 de setembro, a Festa de Nossa Senhora das Dores, também conhecida pela “Festa das nozes e do vinho novo”, um evento que honra a tradição, a união comunitária e os sabores autênticos que perduram no tempo.
As festividades arrancaram, no dia 13 de setembro, com a procissão de velas a percorrer o itinerário habitual, entre a capela da Madre de Deus e a igreja paroquial de Prozelo. Seguiu-se o espetáculo proporcionado pelo Grupo Show Band.
No sábado, 14, subiu a primeiro plano o concerto da Orquestra Microsom.
No dia 15, foi celebrada a missa da festa, presidida pelo padre Sousa, pároco de Prozelo, em honra de Nossa Senhora das Dores. A procissão, com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez à frente, teve grande acompanhamento de fiéis, com as rezas do costume. Cumprido o programa religioso, os cantares ao desafio levaram a animação ao recinto.
Esta festa de cariz tradicional, realizada de forma contínua há mais de cem anos, é um tributo à rica herança de Prozelo. Como de costume, os prozelenses entregaram cestos de uvas para a tradicional “pisada”, transformando as uvas oferecidas pela comunidade em vinho, néctar que é degustado e apreciado juntamente com nozes, num ambiente de festa.