Está a ser reeditada este ano a “floresta encantada” na zona das lagoas da Travanca, através dos passadiços, que se apresentam iluminados para celebrar o Natal, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia e pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Cabana Maior. Até 14 de janeiro de 2024, a iluminação liga-se todos os dias, entre as 17h00 e as 2h00, em toda a extensão do trilho (cerca de 500 metros), que apenas pode ser percorrido a pé.
A iluminação está “adaptada à paisagem natural e inclui várias figuras espalhadas pela floresta, permitindo aos visitantes serem totalmente absorvidos por uma experiência diferente”, diz o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Campos.
Desde que foi inaugurada, a “floresta encantada” já recebeu a visita de milhares de pessoas (tráfego intenso nos primeiros dias), oriundas de várias localidades de Portugal e da vizinha Galiza, que têm ficado fascinadas com a magia das luzes e da “lua cheia”, o espetáculo dos duendes, a “casota” do Pai Natal, o “posto de correio” (para “expedição” de cartas para o Pai Natal) e as várias figuras iluminadas (charrete, animais selvagens, entre outros elementos alegóricos).
Mas a experiência não está a ser do agrado de todos. “Não compensa a viagem, fora o que se vê na propaganda não há mais nada para oferecer e, depois, a complicação que é para chegar à floresta, com pessoas a largar os carros no meio da estrada, muitas a ter de caminhar durante muito tempo. Foi uma desilusão!”, conta Aline Cardoso.
Entretanto, para responder à grande afluência de público, foram criados, segundo a organização, “mais cinco parques de estacionamento”, permitindo aos visitantes uma localização próxima da “floresta encantada”, além da disponibilização de equipamentos sanitários e serviço de fraldário.