No âmbito da política de fixação de pessoas, a Junta de Rio de Moinhos decidiu reforçar o apoio ao estudo, com o intuito de auxiliar os alunos residentes há pelo menos um ano na freguesia e que frequentem o ensino público ou privado, no ano letivo 2023/2024.
“A freguesia de Rio de Moinhos é uma freguesia de baixa densidade que tem sentido ao longo dos anos os efeitos da desertificação. Assim, para contrariar esta situação, a Junta quer continuar a fazer da educação um dos principais pilares do desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade, tanto na vertente individual como coletiva, promovendo um pequeno apoio monetário para esses fins, de modo a melhorar as condições das famílias residentes”, adianta o presidente da Junta, Luís Carlos Pinto.
“O incentivo ao apoio escolar efetua-se através da atribuição de um subsídio, de prestação única anual, enquanto o beneficiário se encontre no ensino oficial e eventualmente no profissional”, lê-se no Regulamento. O valor do apoio é de 30 euros para o pré-escolar; 40 euros para o 1.º ciclo; 60 para o 2.º e 3.º ciclos; e 85 euros para os alunos do secundário ou equivalente e ensino superior até aos 22 anos.
De acordo com as condições e requisitos exigidos no Regulamento da Junta de Freguesia para a atribuição de bolsas de estudo, no âmbito do programa “Rio de Moinhos Educa”, publicado na página (www.jf-riodemoinhos.com), o período de candidatura para os interessados decorre até ao próximo dia 19 de novembro.