7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024
InícioFreguesiasMatança do porco e rojoada à moda antiga na Miranda

Matança do porco e rojoada à moda antiga na Miranda

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

No fim de semana de 2 e 3 de dezembro, a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda recriou a matança do porco e rojoada à moda antiga, iniciativa que lotou a sede da coletividade, na antiga escola primária de Agrochão, agora um espaço renovado.

Nenhum pormenor foi descurado, mais uma vez, os elementos da Direção e voluntários “arregaçaram as mangas” para dois dias intensos de trabalho. Reviveu-se um típico fim de semana de início de inverno, como era em tempos idos, essencial para a autossuficiência das famílias mirandenses, em que familiares e vizinhos se reuniam em torno do carro das vacas cada um com o seu colmo, faca, pedaço de telha ou sabão rosa para chamuscar e lavar o porco. Enquanto isso, ao lume, o pote a cozer o sangue (verde). Foi assim que se fez no sábado, 2 de dezembro. O dia seguinte começou bem cedo, pelas 7h00, com o lume aceso, porco desmanchado e mais de vinte panelas e potes em volta da fogueira: a “sopa da matança”, o sarrabulho e demais ingredientes foram cozinhados desta forma, como manda a tradição. Nota para uma particularidade desta freguesia, as belouras/bolachos/farinhatos/bicas não levam sangue. 

0

Foi um dia de convívio, partilha de lembranças de tempos que eram duros, mas felizes. No fim do almoço, os convivas degustaram um doce típico de Natal, a aletria. E pela tarde fora, desgarradas e danças para desgastar as calorias.

Depois deste sucesso absoluto, uma certeza prevalece: o futuro ainda reserva muitas histórias para contar.

Preside à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda a jovem Alexandrina Cunha. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes