Faleceu, no mês findo, Manuel da Costa Gonçalves, antigo presidente da Junta de Freguesia de Cabreiro.
O finado foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Cabreiro, eleito democraticamente no pós-25 de Abril de 1974, tendo exercido o cargo de presidente da autarquia durante sete mandatos, entre 1976 e 2001, além de ter sido membro da Assembleia de Freguesia entre 2002 e 2005, sempre eleito em listas do PSD. Antes disso, entre 1974 e 1976, tinha sido secretário da Comissão Administrativa da Junta.
“Era uma pessoa entregue à causa pública e um acérrimo defensor da freguesia de Cabreiro. Numa altura de muitas mutações financeiras, o executivo por ele presidido pugnou, lutou e concretizou imensos acessos a lugares da freguesia até então isolados. A ele se deve também a construção da sede da Junta, a ampliação do cemitério e a aquisição, no seu último mandato, do terreno do recinto do Padre Marques, entre muitas outras obras”, lembra o presidente da Junta de Cabreiro, João Carlos Barbosa, que elogia “a dedicação e a ação” do finado “em prol da população da freguesia de Cabreiro e do concelho de Arcos de Valdevez”.
Antigo emigrante, Manuel da Costa Gonçalves, de 88 anos, foi ainda membro fundador e presidente durante vários mandatos da Direção da Associação Desportiva e Cultural de Cabreiro.