O cartaz das grandes peregrinações marianas tem na romaria de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira), que se realiza de 31 de agosto a 8 de setembro, um elemento de referência no Alto Minho.
O programa litúrgico oferece em sete dias consecutivos a procissão com o Rosário de Vésperas, com os fiéis a percorrem as capelas da escadaria do santuário (de 31 de agosto a 6 de setembro), assim como o Hino Akathistos em honra da Virgem, Mãe de Deus, e Beijo da Imagem no dia 6, a procissão de velas no dia 7 e a Festa da Natividade de Maria (eucaristia e procissão) no dia 8, “ato presidido pelo bispo da Diocese, D. João Lavrador”, anunciou esta quarta-feira, 23 de agosto, o padre César Maciel, reitor do santuário de Nossa Senhora da Peneda, na cerimónia de apresentação pública do programa.
Do ponto de vista da animação, subirão a primeiro plano o concerto ‘Músicas à Senhora’ com Ana Bacalhau (2 de setembro), os encontros de tocadores de concertina (com a respetiva bênção), uma demonstração de gaita galega (sob a coordenação de Luís Rocha) e os bailes populares.
Entretanto, como este jornal já deu conta, o santuário de Nossa Senhora da Peneda tem o seu processo de classificação como monumento nacional praticamente ultimado (cabe ao Conselho de Ministros aprovar o decreto com a respetiva classificação), enquanto a famosa romaria está em fase de consulta pública para a inscrição no Inventário do Património Imaterial Nacional.
Protocolo
O Município arcuense aprovou a celebração de um protocolo com a Confraria de Nossa Senhora da Peneda no valor de 19 500 euros.
A verba destina-se a custear ações como a criação de condições de segurança, a promoção de novenas, a gestão do Espaço GeoValdevez e do albergue