6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioFreguesias‘Músicas à Senhora’ com Ana Bacalhau na romaria de Nossa Senhora da...

‘Músicas à Senhora’ com Ana Bacalhau na romaria de Nossa Senhora da Peneda

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O cartaz das grandes peregrinações marianas tem na romaria de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira), que se realiza de 31 de agosto a 8 de setembro, um elemento de referência no Alto Minho.

O programa litúrgico oferece em sete dias consecutivos a procissão com o Rosário de Vésperas, com os fiéis a percorrem as capelas da escadaria do santuário (de 31 de agosto a 6 de setembro), assim como o Hino Akathistos em honra da Virgem, Mãe de Deus, e Beijo da Imagem no dia 6, a procissão de velas no dia 7 e a Festa da Natividade de Maria (eucaristia e procissão) no dia 8, “ato presidido pelo bispo da Diocese, D. João Lavrador”, anunciou esta quarta-feira, 23 de agosto, o padre César Maciel, reitor do santuário de Nossa Senhora da Peneda, na cerimónia de apresentação pública do programa. 

Do ponto de vista da animação, subirão a primeiro plano o concerto ‘Músicas à Senhora’ com Ana Bacalhau (2 de setembro), os encontros de tocadores de concertina (com a respetiva bênção), uma demonstração de gaita galega (sob a coordenação de Luís Rocha) e os bailes populares. 

Entretanto, como este jornal já deu conta, o santuário de Nossa Senhora da Peneda tem o seu processo de classificação como monumento nacional praticamente ultimado (cabe ao Conselho de Ministros aprovar o decreto com a respetiva classificação), enquanto a famosa romaria está em fase de consulta pública para a inscrição no Inventário do Património Imaterial Nacional. 

 

Protocolo

O Município arcuense aprovou a celebração de um protocolo com a Confraria de Nossa Senhora da Peneda no valor de 19 500 euros.

A verba destina-se a custear ações como a criação de condições de segurança, a promoção de novenas, a gestão do Espaço GeoValdevez e do albergue

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes