Desde 18 de setembro de 2021, em plena pandemia, que a Junta de Freguesia de Cabana Maior nunca mais voltou a organizar o programa “Ecofreguesia”, mas o projeto está de regresso no ano que vem.
“A próxima edição do ‘Cabana Maior Ecofreguesia’ vai realizar-se em junho de 2025”, adianta ao NA o presidente da autarquia, que recorda a génese do programa. “O projeto começou em 2015 e de lá para cá promovemos uma forte sensibilização com vista à manutenção da higiene no espaço publico, com resultados bastantes significativos, pois a população tem colaborado no asseio dos seus lugares. No final de cada ação, elegemos o Eco-Lugar, o lugar mais limpo da freguesia, que torna esta iniciativa uma competição sadia a favor dos vários lugares”, diz Joaquim Campos.
Ainda na área do ambiente, estão planeadas “várias ações de reflorestação, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em breve, anunciaremos as datas de plantação para quem quiser voluntariar-se”, frisa o presidente da Junta.