13.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioIgrejaPatrimónio histórico Cruzeiro no Monte do Castelo “tem de ser restituído ao...

Património histórico Cruzeiro no Monte do Castelo “tem de ser restituído ao seu local de origem”

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O Cruzeiro colocado no Monte do Castelo foi retirado do Largo de S. Bento, em frente ao Cemitério Municipal. Quem o garante é o padre João Baptista da Silva Gomes, no livro Nossa Senhora do Castelo | Memória Histórica: 1.º centenário – 1898-1998.

“[O Cruzeiro com data de construção de 1670] veio do Largo de S. Bento da Vila de Arcos de Valdevez, como se prova por uma fotografia antiga da Vila de Arcos de Valdevez, tirada do alto de S. Bento. E pela data faz-se a sua ligação natural à igreja de S. Bento, construída em 1647. É, pois, uma peça que não se enquadra neste lugar [Monte do Castelo], no contexto cronológico da Senhora do Castelo”, lê-se na publicação.

“Terá de pensar-se na sua restituição ao lugar e igreja de origem, voltando ao Largo de S. Bento, e na construção de um Cruzeiro novo para o substituir neste recinto, que, entretanto, já definiu com a sua permanência naquele local, entre o Penedo e a Capela”, acrescenta o padre João Baptista Gomes. 

Nascido e residente em S. Bento, o munícipe Paulo Aguiam, que alertou o NA para este documento histórico, reclama a “mudança do Cruzeiro para o local original, conforme relato atestado por fotografia e texto” do padre João Baptista Gomes. 

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes