13.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioLivrosA Casa dos Abraços realça “a pedagogia do afeto”

A Casa dos Abraços realça “a pedagogia do afeto”

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O livro A Casa dos Abraços, da arcuense Fátima Marinho, foi apresentado no espaço infantil da Casa das Artes, no passado dia 19 de outubro. 

Nesta sessão participada por famílias (pais e filhos), Maria José Marinho deu a conhecer a autora (irmã), ao mesmo tempo que foi desfiando o livro. “Muito inteligente e virada para as artes, a Fátima tem um coração enorme! Em tempos sentiu-se perdida nos Arcos, mas sem dúvida que este livro lhe abriu a porta do afeto, que ela queria e necessitava como arcuense. Tal como o protagonista desta obra, o Gaspar, grande de cabeça e maior de coração, a minha irmã também gosta de dar e de receber abraços”, revelou a professora de Português.

“O Gaspar ensina-nos que o mais importante não é mexer nos telemóveis e nos computadores, mas o carinho que os pais e os colegas nutrem pelas crianças”, ressalvou Maria José Marinho, defensora da “pedagogia do afeto para um mundo melhor”. 

Por seu lado, a escritora Fátima Marinho desvendou a “história verídica” do livro. “O Gaspar, filho de um amigo que conheci em Lisboa, quando saía à rua, queria abraçar todas as pessoas que encontrava, mas foi proibido de o fazer por ocasião da pandemia em que toda a gente usava máscara. Ficou fechado em casa, só que depois aconteceu uma coisa muito bonita: os meninos que gostavam dos abraços do Gaspar começaram a tocar à campainha de casa para lhe darem um abraço. Ou seja, foi na casa do pai Paulo, A Casa dos Abraços, que o Gaspar passou a ser procurado por quem precisava de amor”, contou a autora, que incentivou o público infantil a ler e a explorar as interações sociais. 

Entretanto, Fátima Marinho prepara um segundo livro, uma “história mais densa, vocacionada para adultos”, a publicar aquém e além-fronteiras. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes