6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioOcorrenciasMau tempo provocou diversas ocorrências no concelho

Mau tempo provocou diversas ocorrências no concelho

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O temporal (chuva forte e persistente) que se fez sentir na madrugada do dia 26 de outubro deu muito trabalho aos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (BVAV) e aos Serviços de Proteção Civil Municipal (SPCM). “O mau tempo está a ter um forte impacto financeiro, por via de estragos em infraestruturas (muros), limpezas e desobstrução de vias, mas, felizmente, não se registaram danos humanos”, diz o executivo municipal. 

Devido à subida do nível de água em locais vulneráveis, ocorreram inundações na Valeta (a água entrou em alguns estabelecimentos) e em vários pontos da Ecovia do Vez. A inundação na Valeta obrigou ao “corte temporário do trânsito”, em virtude do “enorme refluxo de água, com repercussões na dificuldade de drenar a água na área em questão”, disse o presidente do Município, na reunião de Câmara desta quinta-feira. 

“Há medidas que poderão ser tidas em consideração na Valeta, eventualmente o encerramento do canal de drenagem por causa da problemática do refluxo”, acrescentou João Manuel Esteves.

A norte do concelho, no pontilhão de Gondoriz, um casal arriscou passar a ponte alagada, mas a água abundante deixou o carro parcialmente submerso. Apesar do susto, os dois ocupantes saíram pelo próprio pé. O carro foi removido pelos BVAV.

As restantes ocorrências prenderam-se sobretudo com desabamentos e infiltrações. A intempérie provocou a derrocada de um muro adstrito a uma habitação recém-construída junto à rotunda da “Ponte Nova” (vila dos Arcos). Em Grade, verificou-se o aluimento de um valado para a respetiva faixa de rodagem (temporariamente impedida na direção sul-norte). 

As chuvas torrenciais estiveram ainda na origem de infiltrações no parque habitacional do Bairro do Sobreiro (Giela) e no Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial, da Santa Casa da Misericórdia, não tendo sido necessário retirar os utentes. 

As chuvas fortes também fizeram transbordar riachos e ribeiras. 

 

Efeitos da tempestade Aline

A tempestade Aline, na semana anterior, já tinha provocado várias ocorrências neste concelho, nomeadamente inundações, aluimentos e quedas de árvores.

Como sempre acontece nestas circunstâncias, os BVAV e os SPCM tiveram de desimpedir diversas vias de passagem, nomeadamente em Ázere, Soajo, Cabana Maior, Paçô, Sabadim, Álvora, Eiras e Portela, situações provocadas maioritariamente pela queda de árvores para as vias de circulação automóvel.

A situação mais complicada verificou-se na Estrada Nacional 202, nas proximidades do Mezio, onde a queda de uma árvore provocou alguns condicionalismos na circulação rodoviária durante cerca de uma hora. 

 

Previsão de chuva para os próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a continuação de tempo molhado até fim do mês. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes