16.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
InícioPartidosEm causa a “distância enorme percorrida por povoações afastadas como Gavieira” PCP...

Em causa a “distância enorme percorrida por povoações afastadas como Gavieira” PCP defende “o acesso das populações à rede de Multibancos”

Date:

Relacionadas

Olho de Lince Mário Soares – 100 anos!

Conheci Mário Soares no Brasil, onde, nas suas idas...
spot_imgspot_img

A Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP manifesta a sua preocupação sobre as “dificuldades sentidas pelas populações no acesso aos serviços bancários, em especial no acesso às caixas automáticas”.

“Entre 2017 e 2022 encerraram mais de mil balcões bancários em Portugal, e esse movimento não tem parado. Em 2022, segundo estudo do Banco de Portugal (BP), já havia 30 freguesias em que o ponto de acesso bancário mais perto, aqui incluindo as caixas automáticas, distava 10 km, como o caso da freguesia da Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez. São distâncias enormes, que ocorrem normalmente em povoações já afastadas, por outros processos de liberalização, do acesso de qualidade às redes de telecomunicações e aos transportes públicos. O distrito de Viana do Castelo é um dos mais afetados e os dados mais recentes mostram que 69% das freguesias do Alto Minho não têm nenhuma caixa multibanco no seu território”, diz a DORVIC em comunicado. 

Nesse sentido, o PCP apresentou na Assembleia da República “um projeto de resolução que visa corrigir este flagelo, nomeadamente com a instalação de novas caixas Multibanco em todas as freguesias onde o estudo do BP identificou estarem as populações a mais de 5 km de um acesso à rede bancária”.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes