13.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioPolíticaAprovado voto de louvor e reconhecimento a Elisabete Fernandes Barbosa

Aprovado voto de louvor e reconhecimento a Elisabete Fernandes Barbosa

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

A Assembleia Municipal, reunida em sessão ordinária no passado dia 23 de fevereiro, aprovou, por unanimidade, um voto de louvor à médica soajeira Elisabete Fernandes Barbosa, condecorada, no ano findo, com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (OdM).

“Com a sua atividade e mérito pessoal, contribuiu, de forma relevante, para a dignificação da profissão médica e da medicina portuguesa”, elogiou o presidente da Junta de Soajo.

“Num universo de 18 profissionais de medicina agraciados, a médica de Arcos de Valdevez foi a única representante do Alto Minho a receber esta distinção no último Congresso Nacional da OdM, pelo exemplo que tem sido para todos os médicos portugueses”, acrescentou Alexandre Gomes.

“A Medalha de Mérito é uma distinção que valoriza uma carreira ao serviço da ciência, da medicina, da formação médica, da investigação, dos doentes e da sociedade”, completou o autarca social-democrata de Soajo, deputado municipal por inerência do cargo.

Em reação, o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, enalteceu “o percurso e o impacto que a doutora Elisabete Barbosa teve e tem no setor da saúde, além disso, foi sempre uma pessoa muito ligada às questões da Terra, à valorização do património e à promoção dos cantares típicos de Soajo”.

A propósito, e sob proposta do deputado Miguel Rodas (PSD), foi aprovado um voto de louvor à “Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres, onde se incluem as Cantadeiras da Vila de Soajo e as Cantadeiras de Vilarinho das Quartas, pela inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial do Canto das Vozes de Mulheres”, segundo o Despacho de 22 de novembro de 2023, assinado por Rita Jerónimo, subdiretora-geral do Património Cultural.

“Depois desta distinção por parte da Direção-Geral do Património Cultural, o próximo passo será candidatar esta manifestação alto-minhota e soajeira à UNESCO com o objetivo de a classificar como Património Cultural Imaterial da Humanidade”, concluiu o deputado de Soajo. 

De referir que a Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres foi criada em 2020 com a finalidade de defender os interesses dos grupos que, formal ou informalmente, cantam a três e mais vozes um repertório legado pela comunidade de raiz tradicional, de base rural. Atualmente, a referida Associação reúne mais de sessenta grupos associados. 

 

Casa do Povo discute contas

A Casa do Povo da Vila de Soajo reúne-se em Assembleia Geral no próximo sábado (9 de março), pelas 19 horas. Em cima da mesa a discussão e votação das contas de gerência relativas a 2023. 

A.F.B

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes