9.5 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioPolíticaCP denuncia afastamento do Estado do Parque Nacional

CP denuncia afastamento do Estado do Parque Nacional

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O PCP acusa o Estado de afastamento do Parque Nacional (PN) e defende a auscultação de residentes e entidades sediadas no território. 

“As declarações de amor à natureza e à biodiversidade de sucessivos governos contrastam com a sua prática, que concretiza a política de direita, nomeadamente no desinvestimento nos meios humanos, materiais e técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e com o modelo de cogestão das áreas protegidas, o que tem vindo a afastar o Estado de uma presença adequada no PN”, queixam-se as direções da organização regional do PCP de Viana do Castelo, Braga e de Vila Real, em comunicado conjunto.

Segundo o PCP, “o caminho trilhado até hoje não garante a salvaguarda do meio ambiente e dos ecossistemas, tão-pouco defende as populações”, como se constata na “perda de mais de 1600 habitantes (quase 20%) nas 22 freguesias abrangidas pelo território do PN, registada nos Censos 2021”.

Os subscritores do comunicado preconizam que o desenvolvimento do único PN “deve ser harmonioso, integrando as populações que nele habitam e invertendo os processos de desertificação das suas aldeias e freguesias”.

O PN abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, Terras de Bouro, no distrito de Braga, e Montalegre, no distrito de Vila Real.

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes