7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024
InícioTecnologia & InvestigaçaoCiTin é a coqueluche dos Arcos

CiTin é a coqueluche dos Arcos

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Produz investigação para aumentar competitividade das empresas do Alto Minho

“CiTin é a coqueluche dos Arcos”

O concelho de Arcos de Valdevez detém um dos 31 Centros de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) da rede nacional. A sua fundação remonta a abril de 2021, quando o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e mais 16 entidades formalizaram a constituição do CiTin-Alto Minho, que detém um capital social de 360 mil euros. 

A rede CiTin “é uma associação científica, tecnológica e de assistência técnica, sem fins lucrativos e de natureza privada. Visa o desenvolvimento de atividades de investigação e desenvolvimento, transferência de tecnologia e formação avançada, operando como um motor de inovação no ecossistema industrial, a nível regional, nacional e internacional”, lê-se no portal do Centro.

Especificamente, o CiTin-Alto Minho, sediado em Passos (Guilhadeses), tem como objetivo produzir investigação para aumentar a competitividade das empresas alto-minhotas, centrando-se em três domínios de especialização: “sistemas avançados de produção”; “sistemas ciberfísicos”; e “indústria da mobilidade e ambiente”. Podem concorrer ao CiTin os investigadores doutorados ou mestrados. 

“O CiTin é a coqueluche dos Arcos por ser a única infraestrutura do sistema científico e tecnológico na região. Pertence a uma rede nacional – montada pela Agência Nacional de Inovação, por iniciativa do Ministério da Economia – que comporta 31 centros, um dos quais está instalado nos Arcos. Somos, por isso, o farol no Alto Minho, ou não estivesse o nosso Centro apetrechado com recursos humanos altamente qualificados e de diversas nacionalidades (Irão, Brasil, Estónia…)”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves.

Estudo de caso na indústria metalomecânica pesada

O CiTin-Alto Minho encontra-se instalado num local onde existem empresas, pequeno polo do IPVC, espaços de tecnologia e inovação, todos dirigidos ao conhecimento. Nele desenvolvem tecnologia e inovação aplicada à indústria grupos de investigadores, maioritariamente jovens, caso do arcuense Eduardo Pontes, um engenheiro envolvido em projeto de investigação e desenvolvimento que apresentou, recentemente, numa conferência científica internacional (“uma das mais reputadas na área da ergonomia”), o artigo “Ergonomic Posture Assessment and Tracking for Industrial Cyber-Physical-Human Systems: A Case Study in the Heavy Metalworking Industry” (“Avaliação e Monitorização da Postura Ergonómica para Sistemas Ciberfísicos-Humanos Industriais: Um Estudo de Caso na Indústria Metalomecânica Pesada”). 

Tendo por base os resultados apurados, “o sistema implementado permitiu avaliar a qualidade e adequação das posturas dos trabalhadores em tempo real, possibilitando uma ferramenta de suporte à gestão para prevenção de lesões do foro musculoesquelético”.

 

“Oportunidades de cooperação para cimentar posição”

Entretanto, o CiTin prossegue o seu trabalho de “identificar oportunidades de cooperação em projetos de investigação e desenvolvimento industrial junto de entidades de referência”, com o intuito de consolidar a sua “posição de líder na área da inovação no Alto Minho”. A pensar nisso, o diretor-geral do CiTin, Sérgio Lopes, integrou uma comitiva que visitou o Centro de Supercomputación de Galicia, em Santiago de Compostela. Além do CiTin, fizeram-se representar o IPVC, a Universidade do Minho, o Politécnico do Cávado e Ave, a LINOVT (engenharia de software) e a Princess Sumaya University for Technology (Universidade da Jordânia). 

A.F.B. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes