18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioDestaquesProjetos vencedores do Orçamento Participativo Municipal

Projetos vencedores do Orçamento Participativo Municipal

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Já são conhecidos os projetos mais votados no âmbito do Orçamento Participativo Municipal (OPM) em cada uma das quatro áreas concorrentes. O anúncio foi feito em reunião do executivo municipal, no passado dia 23 de novembro, pela vereadora do Associativismo, Emília Cerdeira. 

O projeto “Eira do Teso do Vale”, subscrito pelo Centro Recreativo e Cultural de Vilar de Suente, foi a iniciativa candidatada ao OPM que recebeu o maior número de votos (39 preferências) na área de Cultura/Desporto e Bem-estar/Associativismo. Sob proposta de Hermenegildo Viana, a referida coletividade pretende “recuperar uma eira emblemática” (canastros de varas) deste idílico lugar de Soajo. 

Enquanto isso, na área de Ambiente e Sustentabilidade, o projeto distinguido com o maior número de votos foi o do “Trilho da Ervideira” (Eiras e Mei), com 29 votos. A proposta, subscrita por Vânia Gomes de Brito, visa dotar a união de “espaços verdes de lazer” junto à Estrada Nacional 101, de modo a aliar o “aproveitamento do meio ambiente” à “promoção da cultura local”, estimulando, ao mesmo tempo, “hábitos de vida saudáveis”. 

O projeto “Avó Mimosa” (Sabadim), com 82 votos, foi o escolhido pelo público na área de Cidadania, Responsabilidade social e Juventude. Sob proposta de Inês Esteves de Brito, esta iniciativa tem em vista “promover o cuidado e bem-estar da população mais distante, facultando-lhe um novo serviço de cabeleireiro ao domicílio”.

Por fim, na área de Promoção Empresarial e Territorial, o projeto “CIARA – Centro de Interpretação Ambiental do Rio Ázere” (Couto), com 73 votos, foi o mais votado. Sob iniciativa de Tiago Veloso Afonso e de outros jovens residentes, o projeto em questão pretende ser “o baluarte do património coletivo material e imaterial do rio Ázere, encontrando neste espaço a justa homenagem às gentes e à terra através da salvaguarda desta herança, a qual se encontra em risco de desaparecimento”.

Uma vez publicitada a classificação dos projetos concorrentes ao OPM, seguir-se-á a entrega dos diplomas aos promotores vencedores. 

A fase posterior, segundo o Regulamento, compreende a aprovação dos orçamentos estimados, momento que antecede o estudo prévio, o projeto de execução e a concretização material das iniciativas no ano que vem. 

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes