16.1 C
Arcos de Valdevez Municipality
Segunda-feira, Outubro 7, 2024
InícioFreguesiasObra do parque de estacionamento no santuário da Peneda lançada a concurso...

Obra do parque de estacionamento no santuário da Peneda lançada a concurso público

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

A obra de construção do parque de estacionamento no santuário de Nossa Senhora da Peneda foi lançada a concurso público no passado dia 8 de janeiro, pelo preço base de 321 mil euros e com um prazo de execução de 240 dias. Trata-se da primeira empreitada de um plano de valorização do Monumento Nacional orçado em 5,2 milhões de euros, cujo projeto foi elaborado pela Câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda. Além do estacionamento, este plano prevê outros arranjos exteriores, intervenções no santuário e nas capelas.

O papel da Confraria e do Município consiste, agora, em convencer os ministérios da Cultura e da Coesão Territorial, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e outros organismos do Estado no sentido de definir uma calendarização do financiamento com vista à execução das obras. 

O santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional, foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados.

O conjunto é constituído pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos e por uma sucessão de escadarias, ladeadas por vinte capelas evocadoras da Paixão de Cristo.

O santuário de Nossa Senhora da Peneda, importante exemplo de santuário de montanha, permanece como uma das maiores e mais antigas romarias do Alto Minho.

Recorde-se que o santuário de Nossa Senhora da Peneda, incluindo o património móvel integrado, foi classificado como Monumento Nacional em outubro de 2023.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes