O PSD, reunido em Conselho Nacional, no passado dia 4 de janeiro, aprovou a coligação pré-eleitoral ‘Aliança Democrática’ com o CDS-PP e o PPM, para concorrer às próximas eleições legislativas (e europeias). O edil arcuense, João Manuel Esteves, presidiu ao Conselho Nacional realizado na cidade de Braga.
De acordo com o revelado pela generalidade da comunicação social, o CDS-PP assegurou dois lugares elegíveis, um na lista por Lisboa e o outro pelo Porto, mas pode conseguir eleger mais deputados nestes círculos se o resultado for melhor face ao das últimas eleições legislativas. Já o PPM, com um concorrente no lugar 21 da lista por Lisboa, dificilmente elegerá qualquer representante na capital do país.
O Conselho Nacional do PSD ficou marcado por dois importantes momentos, nomeadamente a aprovação por unanimidade, da coligação ‘Aliança Democrática’, para as eleições legislativas e europeias; e a aprovação da abertura das listas à inclusão de cidadãos independentes de reconhecido mérito, provenientes de vários quadrantes da sociedade civil.
Nas últimas eleições legislativas, em 2022, o PSD elegeu 13 deputados pelo círculo de Lisboa e 14 pelo Porto. Já o CDS-PP perdeu a representação parlamentar pela primeira vez, uma vez que não conseguiu eleger nenhum deputado.
Recorde-se que tanto o PSD como o CDS-PP anunciaram em 21 de dezembro do ano findo que iriam concorrer coligados às eleições legislativas, recuperando o nome ‘Aliança Democrática’.
O acordo da coligação foi assinado no passado domingo, 7 de janeiro.