18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioEconomiaTrabalho Desemprego a decrescer no concelho de Arcos de Valdevez

Trabalho Desemprego a decrescer no concelho de Arcos de Valdevez

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

O número de desempregados no concelho de Arcos de Valdevez está a “cair”, segundo os dados estatísticos reunidos no sítio oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Ao contrário da tendência a nível nacional, o território de Arcos de Valdevez regista uma redução do número de inscritos (sem trabalho) de abril (501 desempregados) para maio (469) e junho (455).  

Olhando para os quadros do IEFP, dos 455 desempregados apurados (173 homens e 282 mulheres) em finais de junho, uma grande maioria, 428 indivíduos, aguarda uma nova experiência profissional, enquanto os restantes 27 procuram a primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

Por idades, o grupo mais afetado é o da faixa etária dos 35-54 anos, com 196 indivíduos, seguido do da faixa dos 55 e mais anos, com 133. Estão ainda contabilizados 77 indivíduos sem trabalho entre os 25 e os 34 anos e 49 desempregados até 24 anos

Ainda com base nas estatísticas do IEFP, descobre-se que 228 dos 455 desempregados deste concelho, o equivalente a 50%, têm somente o ensino básico (até ao 9.º ano) como habilitações académicas, a provar a elevada prevalência das baixas qualificações entre a população desempregada, enquanto sensivelmente 40% (o equivalente a 182 pessoas) dos indivíduos sem trabalho possuem apenas o secundário e, ainda menos, cerca de 10% (o correspondente a 45 indivíduos) têm formação superior.

 

Mais desempregados do que há um ano

Em termos homólogos, se a referência for o número de desempregados em junho de 2023 (315 desempregados), por comparação com os indicadores relativos ao sexto mês do ano em curso, então, o desemprego registou um acréscimo no concelho arcuense de 44,4% em 12 meses. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes