18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioDesportoOuro e prata em Paris Vianense Iúri Leitão primeiro português a conquistar...

Ouro e prata em Paris Vianense Iúri Leitão primeiro português a conquistar duas medalhas numa edição de Jogos Olímpicos

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Memorável. O ciclista Iúri Leitão, de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), tornou-se no primeiro atleta português a conquistar duas medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos, ao vencer o ouro no madison, ao lado do compatriota Rui Oliveira, depois da prata no omnium nos Jogos Olímpicos de Paris, contribuindo, decisivamente, para a boa prestação lusa nas olimpíadas. 

Depois de ter arrebatado a medalha de prata na prova de omnium, Iúri Leitão chegou ao lugar mais alto do pódio em equipa com Rui Oliveira, com ambos a vencerem a prova de madison, com um total de 55 pontos, à frente da Itália, segunda com 47, e da Dinamarca, terceira, com 41.

Poucas horas depois de o canoísta limiano, Fernando Pimenta, ter falhado o objetivo de medalha nos Jogos, ao ser sexto em K1 1000 metros, e assim ficar impedido de se tornar no primeiro português a conquistar três medalhas, Iúri Leitão e Rui Oliveira atenuaram a desilusão lusa e, com o título olímpico, o primeiro juntou-se ainda ao restrito lote das duas medalhas.

Com duas medalhas no arranque dos Jogos estavam os campeoníssimos Carlos Lopes, ouro na maratona em Los Angeles (1984) e prata nos 10 mil metros em Montreal (1976), Rosa Mota, ouro em Seul (1988) e prata em Los Angeles (1984), ambas na maratona, e Fernanda Ribeiro, ouro em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000) nos 10 mil metros. Pedro Pichardo, campeão no triplo salto em Tóquio (2020), juntou-se com a prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris. Também somam duas medalhas o cavaleiro Luís Mena e Silva, bronze em Berlim (1936) e Londres (1948), e o canoísta Fernando Pimenta, prata em Londres (2012) e bronze em Tóquio (2020).

O triunfo da dupla Iúri Leitão e Rui Oliveira no madison em Paris (2024) constituiu o sexto título olímpico do desporto português (depois de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pablo Pichardo), o primeiro fora do atletismo, e o 32.º pódio luso de sempre.

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes