As freguesias de Sistelo, nos Arcos, e de Merufe, em Monção, promoveram mais uma edição da tradicional Feira da Portela de Alvite. Esta iniciativa foi mais uma oportunidade para reforçar a importância da atividade do mundo rural e apoiar os produtores de gado da região, bem como outras atividades ligadas à gastronomia, ao turismo e à promoção da cultura e identidade dos concelhos.
A edição de 2024 contou com uma agenda preenchida e dedicada ao mundo rural: feira da raça cachena e do garrano, concurso pecuário, corridas de cavalos, cantares ao desafio, encontro de concertinas, atuações de ranchos e rusgas e ainda vários expositores com material agrícola e tasquinhas com petiscos tradicionais e vinhos da região.
“De 30 de agosto a 1 de setembro de 2024, vivemos dias inesquecíveis na Feira da Portela de Alvite. Foram três dias de muita alegria, música, folclore, concursos agropecuários e, claro, a perpetuação das tradições e a velha arte de negociar”, congratulou-se a organização.
A feira Interfreguesias é cada vez mais uma aposta ganha na promoção e valorização do mundo rural, não só pela afluência de participantes e visitantes, como também pela cooperação entre as freguesias e os concelhos vizinhos.
De referir que o edil João Manuel Esteves marcou presença na iniciativa, tendo sido celebrado o protocolo de apoio financeiro, no valor de 18 600 euros, com a Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo para cofinanciar a sua atividade (Feira Interfreguesias; Feira de Santiago; gestão, funcionamento e promoção do Centro Interpretativo da Paisagem Evolutiva Viva de Sistelo; e gestão da atividade turística na freguesia).