5.1 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioAmbienteInaugurado Ecoparque do Vez que derrapou no prazo e no custo

Inaugurado Ecoparque do Vez que derrapou no prazo e no custo

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O Ecoparque do Vez (construído na Quinta do Espírito Santo) foi inaugurado esta quinta-feira, 21 de março (Dia Mundial da Árvore ou da Floresta), na presença de numeroso público escolar. O projeto – que, “devido ao disparo de custos das matérias-primas”,  derrapou de uma estimativa orçamental de 750 mil euros para um valor final acima de 1,4 milhões de euros (incluindo, aqui, a colocação de infraestruturas para espaços culturais e a iluminação de percursos pedonais, empreitadas que foram, recentemente, adjudicadas por cerca de 80 mil euros, sem IVA) – permitiu, segundo o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, “a requalificação/revitalização do troço da margem direita do rio Vez entre o parque de estacionamento Largo Augusto Cristina e o Campo do Trasladário”, para fins de “lazer e bem-estar dos arcuenses e dos visitantes, potenciando o convívio de gerações, o desporto, a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza”. 

O Ecoparque, com uma área de 7600 m2, passa a oferecer “uma nova zona verde para fruição pública”, como suplemento e interligação “à praia fluvial da Valeta e ao Campo do Trasladário”, indo albergar “eventos de exterior de caráter sociocultural e lúdico-recreativo” (concertos, feiras, festivais, atividades de dança e ginástica…), “um percurso complementar à ecovia (à altura da copa das árvores)” e “uma área de merendas”. 

Sem grandes alterações à morfologia do terreno, incluem-se como principais elementos novos a instalação de passadiço (em estrutura suspensa na proximidade da ponte pedonal contígua ao DNA e convergindo para o talude, pousando na leira intermédia da Quinta do Espírito Santo), a criação de um espaço lúdico, assim como vários canteiros com ervas aromáticas e uma travessia pedonal complementar à ecovia, numa área cuja grande transformação se prende com a construção de um corredor de passagem nas cercanias de uma casa e a execução de muros para sustentar os taludes. 

Também foram executados trabalhos para melhorar a acessibilidade, através de uma rampa que desagua na primeira plataforma, ficando a área dotada de mobiliário urbano para espaço de piquenique.

Posteriormente, segundo o uso e o impacto que os frequentadores vierem a dar ao espaço, poderão ser efetuadas algumas adaptações, sendo certo que existe a intenção de continuar a ecovia nas traseiras da Azenha e de criar uma segunda praia fluvial, assim como uma piscina flutuante.

“O objetivo é mesmo lançar as amarras para dar continuidade à ecovia por detrás da Azenha, mas para isso a Câmara tem de negociar os terrenos com os proprietários”, segundo tem reafirmado o executivo municipal. 

 

Vicissitudes da obra

Os trabalhos de construção do Ecoparque do Vez chegaram a ser interrompidos devido ao facto de o Tribunal de Contas (TdC) ter decretado nulidade do contrato assinado entre o Município e a empresa Baltor, isto já depois de o mesmo TdC ter dado o seu visto. 

No seguimento da caducidade desta adjudicação, foi celebrado contrato com a firma Predilethes, em função do preço mais baixo de empreitada (1 133 556,70 euros, sem IVA) e da valia técnica do projeto. Recorde-se que a obra foi originalmente consignada por 1 226 694,48 euros (sem IVA) e previa um período de execução de 365 dias, mas este prazo, dadas as vicissitudes processuais, não foi cumprido. 

A iniciativa envolveu um investimento total de 1 457 154,49 euros, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020, sendo a comparticipação comunitária de 1 002 410,25 euros. O apoio financeiro público nacional ascendeu a 454 744,24 euros. 

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes