Decorreu, de 25 a 27 de outubro, a 45.ª edição da Fira d’Andorra-la-Vella, um certame multissectorial que contou com cerca de 80 mil visitantes. Integrado no recinto da feira decorreu também a 13.ª edição da Fira d’Asociacións, um espaço dedicado ao movimento associativo do Principado, no qual o Grupo de Folclore Casa de Portugal (GFCP) marcou, uma vez mais, presença.
Nesta edição, o stand do GFCP foi decorado com motivos alusivos à Romaria d’Agonia em Viana do Castelo, numa clara dedicatória à geminação que Andorra-la-Vella e Viana do Castelo celebraram há poucos meses. Um claro agradecimento também às lavradeiras do GFCP que têm participado no Desfile da Mordomia e no Cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia.
A cultura gastronómica portuguesa apresentou-se repleta de produtos confecionados pelos membros do GFCP, como bolinhos e pataniscas de bacalhau, rissóis, broa, enchidos, pastéis de Belém e todo o tipo de bolos caseiros e bom vinho verde que fizeram as delícias do inúmero publico que visitou a feira.
No espaço exterior a cultura popular esteve representada pelo Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e pelo GFCP, que prendaram a assistência com danças e cantares do Alto Minho.
Entre outras personalidades, passaram pelo stand do GFCP o presidente do Parlamento de Andorra, Carles Ensenyat; o primeiro-ministro de Andorra, Xavier Espo; a ministra da Presidência, Conchita Marsol; a ministra de Assuntos Sociais, Trini Marin; o presidente e o vice-presidente da Câmara de Andorra-la-Vella, Sergi Gonzalez e Olalla Seguin, respetivamente; e o cônsul-geral de Portugal, Duarte Pinto da Rocha.
“Concluída mais uma edição da maior montra comercial e cultural do Principado de Andorra, o balanço foi muito positivo e a representatividade portuguesa no stand do GFCP esteve patente ao mais alto nível”, regozijou-se o presidente do GFCP, José Luís Carvalho.