A tradicional visita das Janeiras pelas ruas do Principado de Andorra arrancaram no passado dia 13 de janeiro, por iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal.
A 17.ª edição das Janeiras a cargo do grupo português sediado no Principado de Andorra iniciou com a participação na missa da Igreja de Santa Eulália de Encamp, na qual os membros do grupo participaram na eucaristia dedicada à família e, ao finalizar, apresentaram a todos os assistentes um breve repertório do canto de Janeiras.
Após a missa a comitiva seguiu para o Restaurante Roc Arnau, administrado por portugueses, acolhendo assim no seu estabelecimento a tradição portuguesa. Em três fins de semana os membros do Grupo estão a desafiar as temperaturas negativas e as ruas cobertas de neve para levar a cultura popular portuguesa a estabelecimentos comerciais, lares e igrejas do Principado de Andorra, desejando assim um bom ano e prosperidade pelos locais que visita.
Depois das vinte visitas programadas, os elementos irão despedir-se de mais uma edição com a visita à Catedral Basílica de Santa Maria d’Urgell, na cidade espanhola da Seu d’Urgell, onde irão participar na missa dominical na presença do arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília e, no final da celebração eucarística, irão apresentar um recital de Janeiras.
O Grupo de Folclore Casa de Portugal, fundado a 1 de maio de 1996, inicia desta forma o calendário de atividades de promoção da cultura popular portuguesa no Principado de Andorra, o qual integra também o Festival Internacional de Folclore em maio, o mercado tradicional ‘O Feirão’ em julho e a participação em eventos organizados pelas diferentes entidades andorranas.
José Luís Carvalho (diretor artístico)