6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioComunidadesTradição ainda é o que era em Andorra

Tradição ainda é o que era em Andorra

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

A tradicional visita das Janeiras pelas ruas do Principado de Andorra arrancaram no passado dia 13 de janeiro, por iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

A 17.ª edição das Janeiras a cargo do grupo português sediado no Principado de Andorra iniciou com a participação na missa da Igreja de Santa Eulália de Encamp, na qual os membros do grupo participaram na eucaristia dedicada à família e, ao finalizar, apresentaram a todos os assistentes um breve repertório do canto de Janeiras. 

Após a missa a comitiva seguiu para o Restaurante Roc Arnau, administrado por portugueses, acolhendo assim no seu estabelecimento a tradição portuguesa. Em três fins de semana os membros do Grupo estão a desafiar as temperaturas negativas e as ruas cobertas de neve para levar a cultura popular portuguesa a estabelecimentos comerciais, lares e igrejas do Principado de Andorra, desejando assim um bom ano e prosperidade pelos locais que visita.

Depois das vinte visitas programadas, os elementos irão despedir-se de mais uma edição com a visita à Catedral Basílica de Santa Maria d’Urgell, na cidade espanhola da Seu d’Urgell, onde irão participar na missa dominical na presença do arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília e, no final da celebração eucarística, irão apresentar um recital de Janeiras.

O Grupo de Folclore Casa de Portugal, fundado a 1 de maio de 1996, inicia desta forma o calendário de atividades de promoção da cultura popular portuguesa no Principado de Andorra, o qual integra também o Festival Internacional de Folclore em maio, o mercado tradicional ‘O Feirão’ em julho e a participação em eventos organizados pelas diferentes entidades andorranas.

José Luís Carvalho (diretor artístico)

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes