As Festas de S. João da Valeta, depois de um interregno de dois anos, devido à Covid-19, e após um 2022 a meio gás, voltaram a ser o que eram na Valeta. Foi um regresso de arromba, com grande número de foliões a dar um colorido especial à festa.
As marchas dos infantis inauguraram, no dia 23, as festividades e foram um “aperitivo” para o desfile noturno na Avenida Dr. Mário Soares, onde brilhou o movimento associativo arcuense, com especial realce para a Associação Olhar Encantador de Padreiro Salvador e Santa Cristina, a Associação Cultural e Recreativa de Aguiã, a Associação Cultural, Recreativa de Desportiva de Miranda e a Associação de Festas de Arcos de Valdevez (Folia). O colorido dos fatos, a graciosidade dos elementos infantis e a beleza das coreografias foram a nota dominante. À noite ainda, foi organizado um baile popular, com a atuação do Grupo Microson. Nesse mesmo dia, e para os devotos, foi celebrada a missa da festa.
Os festejos prosseguiram no dia 24 com o característico cheiro das sardinhas assadas, no Largo da Valeta, e com a atuação do Grupo Carlos Rodrigues.
Estes festejos populares foram uma organização da Folia.