7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioGente da TerraPartiu Lininha da Valeta, figura do povo

Partiu Lininha da Valeta, figura do povo

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Lininha da Valeta morreu, no passado dia 26 de junho, aos 101 anos. Figura icónica do local onde nasceu e viveu, Lina Barbosa sempre residiu no Largo da Valeta. A finada deixa quatro filhos (Castelo, Conceição, Dores e José Domingos), sete netos e dois bisnetos. 

Nascida a 21 de abril de 1922, Lininha era uma pessoa muito acarinhada pelos conterrâneos, uma defensora acérrima da sua Valeta, das suas tradições e costumes. Em 2022, por ocasião do seu centésimo aniversário, a anciã juntou familiares, amigos e autarcas, numa festa bonita e com direito a música, bolo e presentes, nas instalações da junta. 

“Uma janela. Um olhar. Uma pessoa. Não é uma pessoa qualquer, ela tinha que nos deixar festejar o seu S. João da Valeta! Obrigado, Lininha, por todos os ensinamentos”, disse dela Rui Aguiam, presidente da Junta da União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Salvador), Vila Fonche e Parada. 

Para sempre fica, na verdade, a imagem da Lininha na sua janela, uma pessoa do povo que viveu sempre de forma digna e com respeito por todos quantos passavam na rua ou acediam ao seu posto de venda.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes