O grupo de rock “Os Tarantos”, de Arcos de Valdevez, completou recentemente sessenta anos desde a sua fundação. Compuseram a banda Zé Mokuna, viola solo e voz; Fernando Ferreira, viola baixo, já falecido; António Chaves, viola ritmo; e Fernando Machado, bateria.
“Ao seu fundador Fernando Varajão Alves Pereira e ensaiador Amândio Rocha, bem como aos admiradores e sócios, mando um saudoso abraço pelos sessenta anos de atividade artística”, diz Zé Mokuna, de 79 anos, com uma carreira multifacetada e uma vida preenchida. Foi ex-combatente na Guiné, zelador municipal, empregado de escritório (Porto) e comerciante; fez teatro, novela, cinema e mascarou-se de palhaço; foi artífice de Serenatas, Carnavais e Marchas de S. João; foi membro de grupos musicais; esteve na organização de diversos eventos; e cantou (canta) fado.
Os mais velhos recordam os tempos gloriosos dos “Tarantos”, quando o quarteto tocava e cantava enchendo salas e tabernas. As saudades também apertam o próprio Zé Mokuna, como se depreende da quadra a seguir:
Se eu pudesse voltar
Aos velhos tempos de outrora
Mandava o tempo parar
Para a saudade ir embora
Mas, como dita a lei inexorável da vida, “os anos passaram e os cabelos ficaram da cor do luar”.