6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioOpinãoOlho de Lince As tradições…

Olho de Lince As tradições…

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O mundo mudou e continua a mudar todos os dias. Mas há ainda os saudosistas contrários à própria condição humana. Todos queremos mais e melhor. Mas a lenda do “homem das cavernas” continua a ser um computador para iludir o ser humano, ou, pelo menos, mantê-lo submisso aos seus interesses pessoais. No entanto, noutras latitudes a visão é toda direcionada para o futuro. Veja-se o progresso da China.

Enquanto isso, há terras como Arcos de Valdevez onde nada muda, onde as pessoas não mudam. A natureza é brilhante, mas os arcuenses para se realizarem profissionalmente procuram outros meios e em idade ativa a população diminuiu substancialmente. Apesar das más políticas locais, a administração em nada se alterou. Mas mudar é preciso, mas para melhor… 

 

O terramoto…

No dia 26 de agosto em Portugal fez-se sentir um terramoto que felizmente não causou vítimas nem danos materiais. E nem sei por que razão o Governo foi logo de imediato felicitado pela ação rápida e eficaz. Ora se nada aconteceu por que motivo este Governo diz que “a resposta foi eficaz”? Ou será que a eficácia só irá funcionar quando nada acontece? Da nossa parte só desejamos que futuramente nada aconteça, porque não gosto de atribuir louvores a quem não os merece… 

 

O regresso…

O regresso dos cofres cheios que a ex-ministra Maria Luís Albuquerque (nomeada comissária europeia pelo PSD) afirmava quando foi obrigada a entregar o Governo a António Costa. A troika ameaçava e o PS herdou as maiores dificuldades da sua história para a restauração das finanças e a credibilidade dos parceiros europeus. E isto deve-se ao esforço de António Costa, um trabalhador nato, que vai assumir em dezembro um alto cargo europeu. Mas, em contraste, o PSD aponta-nos para um passado em que figuras anacrónicas como Passos Coelho e Marques Mendes disputam a eleição presidencial para sucederem a Marcelo Rebelo de Sousa. Entretanto, as trapalhadas de Montenegro sucedem-se e o SNS continua em erosão e em sérios riscos de ser entregue a exploradores privados. 

 

Vila ou Freguesia?

Ninguém com imparcialidade e bom senso entenderá o eterno “é Vila ou Freguesia” em referência à Vila de Soajo. Há colunistas neste jornal que usam “vila” e “freguesia”, deixando os leitores confusos. Pessoalmente, considero Soajo como a terra mais conhecida no concelho de Arcos de Valdevez, e seu passado histórico confere-lhe o direito de se afirmar como Vila, mas definitivamente. Chega de tanta confusão, por isso, os autarcas e ainda mais o povo de Soajo devem manifestar-se em defesa de um direito a que têm direito, pena que algumas figuras que, no passado tinham voz reivindicativa, estejam hoje adormecidas e acomodadas. Para nós esta novela faz-nos lembrar uma peça de teatro em que, no início e no fim, a atriz Céu Guerra perguntava: é Menino ou Menina?

 

Ruas esburacadas…

Não se entende que ruas recentemente asfaltadas se apresentem em mau estado. Mas a verdade é que inúmeras pessoas se queixam dos buracos em muitas das ruas da vila arcuense. O povo paga, a Câmara também não tem falta de dinheiro até porque o Partido Socialista, enquanto foi Governo, sempre destinou verbas importantes do Orçamento do Estado para os municípios. 

Enfim, de promessas está o povo cheio. Mas que dizer das garantias dadas aos sem-abrigo pelo Presidente da República, que, pelo visto, se vai ficar por beijinhos, abraços e selfies? Sem dúvida que Portugal precisa de políticas responsáveis e efetivas, porque de promessas já nos chegam as de Fátima. 

A. Peixoto

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes