O grupo peruano Oben, depois de ter adquirido em 2021 a Poligal ao grupo espanhol Peralada (dono de vários casinos), pretende “expandir a unidade sediada no parque empresarial das Mogueiras (Tabaçô)”, adiantou o edil João Manuel Esteves na cerimónia pública que o secretario de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, presidiu no passado dia 8 de agosto.
Além do Peru, o grupo Oben – gigante latino-americano (líder do setor dos filmes plásticos) e novo dono das fábricas portuguesa e polaca da Poligal (que empregam perto de trezentas pessoas) – possui, no mesmo continente, unidades industriais no Chile, Argentina, Equador, Colômbia e El Salvador, detendo uma capacidade de produção total próxima das 600 mil toneladas de película de plástico para embalar produtos alimentares.
Recorde-se que a Poligal abriu em 2008 na zona industrial das Mogueiras a primeira fábrica fora de Espanha, num investimento que rondou os 38 milhões de euros.
Desde então que tem vindo a reforçar a capacidade industrial da unidade portuguesa. Em 2016, foi inaugurado um investimento na ordem dos 12,5 milhões de euros, tendo sido gerados mais 35 postos de trabalho. E agora anuncia-se a ampliação da unidade de Tabaçô por decisão do novo dono, o grupo Oben, apostado em dar passos firmes com vista à consolidação do projeto da Poligal.