9.5 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioEleições LegislativasPS questionou João Manuel Esteves sobre possível saída da Câmara em 2024

PS questionou João Manuel Esteves sobre possível saída da Câmara em 2024

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

PS questionou João Manuel Esteves sobre possível saída da Câmara em 2024

“Se a AD ganhar as eleições legislativas pode o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez ir para o Governo e o vice-presidente ser promovido a presidente?”

Na reunião de Câmara de 29 de fevereiro, o PS questionou o presidente da edilidade arcuense sobre o facto de as eleições legislativas poderem implicar alterações no “xadrez” político de Arcos de Valdevez. Para o vereador João Braga Simões, “nas próximas eleições de 10 de março também se joga o futuro do nosso concelho”, isto na condição de a AD (coligação PSD/CDS/PPM) ganhar as eleições e de o PSD formar governo, situação que podia levar o líder do partido, Luís Montenegro, a recrutar autarcas em fim de terceiro mandato consecutivo, como é o caso de João Manuel Esteves, para funções governativas. 

“Há uma questão que me tem sido colocada na rua, que é para onde vai o presidente da Câmara no próximo dia 11 de março [próxima segunda-feira, a seguir às eleições legislativas], tendo em conta que, em entrevista recente, o vereador Olegário Gonçalves, recém-promovido a vice-presidente e também presidente da Federação Distrital do PSD, declarou que “João Manuel Esteves podia ser um grande quadro no futuro para o país e que, inclusive como presidente da Distrital, já tinha tido oportunidade de conversar com ele sobre este tema, visto o mesmo ter perfil para assumir outras funções”.

Em resposta, o presidente do Município disse haver duas “realidades inegáveis” em vésperas de eleições legislativas. “Não faço parte das listas, apesar de, durante muito tempo, me terem dado como possível membro da lista do PSD pelo círculo de Viana do Castelo. Sobre aquilo que vou fazer no dia 11 de março, posso dizer que tenho agendada, pela tarde, a participação numa reunião da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. Nada mais está previsto. A ideia é fazer o que temos a fazer, andar para a frente”, disse João Manuel Esteves.

 

“Nestas eleições legislativas os arcuenses estão a votar também para a saída do presidente da Câmara e para a promoção do vice-presidente a presidente?”

Mas João Braga Simões foi mais longe. “A segunda pergunta que coloco e que muitos arcuenses me colocam é se nestas legislativas os arcuenses estão a votar também para a saída do senhor presidente e para a promoção do senhor vice-presidente, Olegário Gonçalves, a presidente de Câmara. Agradecia que o senhor presidente me esclarecesse e esclarecesse o eleitorado de Arcos de Valdevez”, exortou o vereador socialista. 

Na réplica, o presidente da Câmara mostrou-se evasivo. “Há uma coisa que é clara: nas minhas faltas e nos meus impedimentos, é o vice-presidente quem assume o cargo, pelo menos até Belmira Reis [suspendeu o mandato pelo período de um ano] reassumir, se quiser, o lugar a 1 de janeiro de 2025”, atalhou João Manuel Esteves. 

“E, se o futuro não passar por um cargo no Governo, o nome de João Manuel Esteves não poderá estar na calha para as eleições europeias de junho próximo?”, perguntou ainda João Braga Simões, que se terá lembrado da participação do presidente da Câmara no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, onde o autarca social-democrata chegou a apresentar um conjunto de recomendações à Comissão Europeia sobre o cumprimento das metas inerentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Em reação, o edil de Arcos de Valdevez driblou, primeiro, a questão – “Se continuar [a especular], vai acertar numa data” – e, depois, soltou uma certeza – “Uma coisa lhe garanto: vou sair da Câmara em outubro de 2025”.  

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes