A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arcos de Valdevez, o Município e a GNR estão a promover um conjunto de iniciativas em abril – Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância – tendo como principais “aliados” os alunos dos ciclos iniciais.
A campanha abriu, esta quinta-feira, 4 de abril, com o hastear do laço azul na fachada da Câmara e prosseguiu com a iluminação noturna (luz azul) da fachada frontal dos Paços do Concelho.
De 10 a 12 de abril, os laços azuis serão distribuídos nas creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo de Arcos de Valdevez.
No dia 12, realizar-se-á a habitual “Operação Azul” (Operação STOP), em parceria com a GNR, mobilizando a comunidade escolar.
No dia 16, estão previstas ações de sensibilização direcionadas aos alunos do 4.º ano da Escola Básica Prof. António Melo Machado e da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim). No dia 17, será promovida sessão semelhante na Escola Básica Padre Himalaya (Távora).
Entre outras iniciativas, o programa inclui, nos dias 22 e 23 de abril, entregas de laços às instituições de apoio à pessoa idosa pelas crianças dos jardins-de-infância, segundo adiantou a vereadora Emília Cerdeira na reunião de Câmara de 4 de abril.