10.1 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 27, 2024
InícioTerceira IdadeNovo extra só para alguns pensionistas Complemento solidário para idosos com aumento...

Novo extra só para alguns pensionistas Complemento solidário para idosos com aumento de 30 euros

Date:

Relacionadas

Olho de Lince Mário Soares – 100 anos!

Conheci Mário Soares no Brasil, onde, nas suas idas...
spot_imgspot_img

O Governo vai aumentar o complemento solidário para idosos em 30 euros no próximo ano, eliminando a condição de recurso do rendimento dos seus filhos. Esta medida consta do Orçamento do Estado (OE) para 2025. 

“O Governo assumiu, para 2025, a responsabilidade de atualizar todas as pensões segundo as regras em vigor”, lê-se no documento, no qual o executivo de Luís Montenegro traça como meta aumentar o complemento solidário para idosos para 820 euros em quatro anos.

No que diz respeito às aposentações, a proposta do OE apenas adianta os aumentos previstos em lei e, em declarações à comunicação social, o ministro das Finanças não se quis comprometer com a margem orçamental que poderá resultar num novo suplemento das pensões.

“No decorrer do próximo ano, quando estivermos mais ou menos a meio da execução orçamental, e se a execução orçamental estiver a correr melhor do que o que nós perspetivamos para 2025, e haja um valor que nos permita manter o objetivo de equilíbrio orçamental e de superavit fixado para 2025, e com isso fazer suplemento de pensões, faremos, tal como fizemos este ano. É algo que só podemos antecipar lá para julho ou agosto do próximo ano”, anunciou Joaquim Miranda Sarmento.  

O ministro que tutela as Finanças não se comprometeu também em garantir que o suplemento extraordinário das pensões possa ser fixo.

 

Confederação defende aumentos gerais não inferiores a 70 euros

Entretanto, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos defende um “aumento de 5 % de todas as pensões, num mínimo de 70 euros”, em 2025. A associação lembra que as pensões de velhice aumentaram, em média, 17% entre 2015 e 2022, enquanto, no período de referência, o limiar da pobreza “teve uma evolução de 35%”.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes