A Junta de Freguesia promove, desde 2021, o programa “Rio de Moinhos Educa”, uma medida de apoio para ajudar as famílias fazer face aos custos de educação dos jovens da freguesia de Rio de Moinhos.
No ano letivo de 2023/2024, foram apoiados 29 jovens e, em 2024/2025, autarquia estima investir 1900 euros neste programa que já vai na sua quarta edição.
O valor do incentivo anual está escalonado da seguinte maneira: pré-escolar/jardim-de Infância (30 euros); 1º ciclo (40 euros); 2.º e 3.º ciclos (60 euros); ensino secundário ou equivalente (85 euros) e ensino superior até aos 22 anos (100 euros).
“Considerando que a diminuição gradual de jovens em idade escolar é um problema atual e preocupante, sobretudo, nas regiões de baixa densidade populacional como na freguesia de Rio de Moinhos, considerando também que o envelhecimento e o decréscimo populacional têm originado consequências negativas a nível social e económico, a Junta está adotar medidas com vista com à inversão da situação atual e, assim, incentivar o ensino, e por essa via, diminuir o insucesso escolar e, ao mesmo tempo, apoiar as famílias, principalmente as mais desfavorecidas na freguesia”, diz o presidente da autarquia, Luís Carlos Pinto.
Motards vão plantar mais 1700 árvores
O Moto Clube de Arcos de Valdevez (MCAV) vai plantar uma árvore por cada participante no evento deste ano, daí resultando um total de 1700 árvores. Os alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão ajudar na plantação marcada para 2 de novembro (a partir das 8h00) no Monte da Ermida, em Rio Moinhos. Além da plantação de árvores, será efetuada uma sementeira de espécies herbáceas.
Dando continuidade a iniciativas anteriores, ao todo, o Arcos TT proporciona a plantação de um total de 6700 árvores nos baldios do concelho, reafirmando o MCAV “o compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade”.